A embolia pulmonar, ou tromboembolismo pulmonar (TEP), é uma condição potencialmente grave que ocorre pela migração de um êmbolo ou coágulo para o pulmão.
São fatores de risco para a embolia pulmonar a imobilidade prolongada, cirurgias extensas, câncer, traumas, anticoncepcionais com estrógeno, reposição hormonal, gravidez e pós-parto, varizes, obesidade, tabagismo, insuficiência cardíaca, idade superior a 40 anos, DPOC e distúrbios na coagulação do sangue.
Quando os coágulos são maiores, mais de uma artéria é afetada e pode se deslocar para as veias causando o seu entupimento, o que pode comprometer ou parar completamente a circulação da artéria pulmonar. A interrupção do percurso sanguíneo é gravíssima e pode levar à morte.
O poder de morte da embolia pulmonar (21,9%) é maior do que o de outras doenças mais conhecidas, como o infarto agudo do miocárdio (com 12,8% de taxa de mortalidade), a tuberculose pulmonar (6,9%) e o mal de Alzheimer (18,8%). A embolia pulmonar é uma complicação de outra doença: a trombose.
A embolia – ou tromboembolismo – pulmonar é a obstrução da artéria pulmonar e de seus seguimentos por coágulos, geralmente formados nas veias das pernas, que migram até os pulmões pela circulação sanguínea. Se não for diagnosticada e tratada corretamente, ela pode provocar complicações graves e até morte.
33 curiosidades que você vai gostar
Depois de um episodio de embolia no período que se segue 30 a 60 dias, a chance de ter nova embolia é grande por isso que a manutenção do tratamento excede esse tempo. O tratamento pode durar ate 3, 4 até 6 meses.
Conforme já mencionado, a embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue, gordura, colágeno, parte de um tumor ou bolhas de ar dificultam a passagem de oxigênio para a área. Geralmente estes coágulos são provenientes das veias das pernas, o que caracteriza a Trombose Venosa Profunda (TVP).
Embolia pulmonar - sintomas
Falta de ar - este sintoma surge subitamente e piora com os esforços; Dor torácica (dor nas costas) - a dor pode ser semelhante a um enfarte (ataque cardíaco). As dores agravam quando se respira profundamente (pleuresia).
Sintomas de emboliaSensação repentina de falta de ar;Dor no peito que piora ao respirar fundo, tossir ou comer;Tosse constante e que pode conter sangue;Inchaço das pernas ou dor ao movimentar as pernas;Pele pálida, fria e azulada;Sensação de desmaio ou desmaio;Confusão mental, principalmente em idosos;
Olá, quem teve um episódio de embolia pulmonar pode ter desde uma doença bem leve até uma doença grave , com importante limitação funcional. Nos casos leves pode não haver limitações para o paciente , e o mesmo ter uma vida sem restrições, já nos casos mais graves o paciente pode ter importantes limitações.
Deite-se e não se mova. Não ande ou dirija para o hospital ou consultório médico; Se você teve uma embolia pulmonar aguda e está tomando anticoagulantes, quando receber alta do hospital, pergunte quando precisa consultar um médico novamente e quais cuidados deve tomar.
O sintoma mais comum de trombose pulmonar é a intensa sensação de falta de ar, que pode surgir de repente ou ir agravando ao longo do tempo, conforme o tamanho da área de pulmão afetada.
Principais sintomasTosse seca ou com secreção;Febre alta e persistente;Perda de apetite.Dor de cabeça;Dor no peito;Dor nas costas;Dificuldade para respirar;Respiração rápida e superficial;
Tipos de embolias:Embolia direta: é a mais freqüente. ... Embolia cruzada ou "paradoxal": É quando o embolo passa da circulação arterial para a venosa, ou vice-versa, sem atravessar a rede capilar, por intermédio de comunicação interatrial ou interventricular, ou ainda de fístulas arterio-venosas.
Tratamento da trombose pulmonar
A trombose pulmonar tem cura, devendo ser tratada rapidamente, pois é uma emergência. O tratamento no hospital utiliza anticoagulantes para dissolução do coágulo. Em casos mais graves, o tratamento é com trombolíticos, que dissolvem rapidamente os coágulos.
Geralmente, quando uma pessoa diz que tem dor no pulmão, significa que tem uma dor na região do peito, isto porque o pulmão quase não tem receptores de dor.
Como é o tratamentoAntibióticos, no caso de infecção por bactérias, como Amoxicilina, Claritromicina, Levofloxacino, Ceftriaxona ou Azitromicina;Antifúngicos, no caso de infecção por fungos, como Itraconazol ou Fluconazol, além de em alguns casos poder ser recomendado também antibióticos;
Essas são dúvidas comuns quando o assunto é saúde do pulmão. As pessoas costumam citar “dor no pulmão” para descrever a dor que sentem no peito.
...
Os sintomas variam entre as infecções, mas os sintomas comuns são:falta de ar;excesso de catarro e muco;tosse com ou sem sangue;febre;calafrios ou suores noturnos.
Relatos prévios de trombose e episódios embólicos são fortes indícios para quadro de tromboembolismo. Sendo assim, para confirmar as suspeitas, o médico pode solicitar exames de sangue, cardiológicos (eletrocardiograma e ecocardiograma) e imagens do tórax (cintilografia, tomografia e ressonância magnética).
Quais são os sintomas de uma trombose coronária?Dor súbita atrás do esterno (osso do peito) ou no peito na frente à esquerda.A possível extensão da dor braço esquerdo.A dor também pode se espalhar para as mãos, queixo, boca do estômago, ou braço direito.A sensação de aperto ou em torno da garganta.
Por conta desses e de outros fatores, recomenda-se durante o vôo:Escolher o assento do corredor e movimentar ativamente os membros pode aumentar veloc.idade da circulação do sangue.Realizar hidratação adequada;Evitar o uso de roupas apertadas;Evitar o uso de sapatos apertados;Evitar o uso de álcool e cigarro;
Entre os sintomas de trombose, o paciente pode apresentar:Dor ou sensibilidade no local;Calor;Vermelhidão;Rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo;Inchaço nos membros acometidos;Pele vermelha ou descolorida na região;Veias que saltam;Falta de ar;
Os coágulos sanguíneos de trombose venosa profunda podem ser causados por qualquer obstrução que impeça o sangue de percorrer seu fluxo ou coagular naturalmente, como lesão de uma veia, cirurgias, determinados medicamentos e imobilidade.
O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.
“Um monte de substâncias são produzidas. Elas causam uma inflamação que ocorre nos brônquios, nos pulmões e nos alvéolos pulmonares”, explicou Elie Fiss, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em entrevista ao R7.
Quanto ganha um residente em Fisioterapia Intensiva?
Quando a pessoa tem que tomar glicose?
O que fazer com intoxicação com cheiro de tinta?
Qual era a religião romana antes do Cristianismo?
O que é a conservação do meio ambiente?
É possível viver de bolsa de valores?
O que faz um assistente cerimonialista?
Qual o melhor aplicativo para guardar as músicas?
O que é mais saudável pão integral ou tapioca?
O que escrever no caderno de oração?
Qual o objetivo de brincar de faz de conta na Educação Infantil?
Onde fica o armazenamento interno do celular?
Quais as vantagens e indicações de uso do sistema estrutural em concreto protendido?
O que acontece se uma pessoa ingerir veneno?
Como são as pessoas que tem Exu Caveira?