Em Direito Tributário, é o lugar onde o sujeito passivo (contribuinte) é chamado a cumprir seus deveres de ordem tributária.
O Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) da pessoa física ou jurídica é a Caixa Postal a ela atribuída pela Receita Federal, mediante autorização expressa, disponibilizada por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
ELEIÇÃO DO DOMICÍLIO TRIBUTÁRIO
Como regra geral, para fins tributários, é o contribuinte quem elege o seu domicílio fiscal, apontando-o na sua declaração de rendimentos - se pessoa física - ou no ato de inscrição no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, se pessoa jurídica.
Pessoas naturais: será considerado domicílio tributário o local de sua residência habitual. Caso não seja possível sua definição considerará o centro habitual de suas atividades. Pessoas jurídicas de direito privado e firmas individuais: será considerado domicílio tributário o local de sua sede.
§1º Quando não couber a aplicação das regras fixadas em qualquer dos incisos deste artigo, considerar-se-á como domicílio tributário do contribuinte ou responsável o lugar da situação dos bens ou da ocorrência dos atos ou fatos que deram origem à obrigação.
27 curiosidades que você vai gostar
As pessoas jurídicas têm seu domicílio que é sua sede jurídica, onde os credores podem demandar o cumprimento das obrigações. Como não têm residência, trata-se do local onde exerce suas atividades habituais, de governo, administração ou direção, ou, ainda, o determinado no ato constitutivo.
É permitida a eleição do domicílio tributário pelo contribuinte. Quanto às pessoas jurídicas de direito público, não havendo eleição, considera-se como domicílio qualquer uma de suas repartições no território da entidade tributante.
permite, como regra, que o contribuinte o escolha livremente, vedada essa possibilidade ao responsável. estabelece que é aquele previsto na lei que instituir cada tributo, ou, no caso de ser permitida sua eleição pelo contribuinte, é vedada sua alteração dentro de um mesmo exercício.
A autoridade administrativa não pode recusar o domicílio eleito pelo contribuinte, ainda que impossibilite ou dificulte a arrecadação ou a fiscalização do tributo, prevalecendo a liberdade do contribuinte de escolher seu domicílio para fins fiscais.
O Portal e-Cac pode ser acessado por meio de código de acesso ou certificado digital. Para acessar o e-Cac com código de acesso, é necessário observar que o código de acesso do Portal e-Cac é diferente do código de acesso utilizado no Portal do Simples Nacional.
A adesão ao DT-e é muito simples de ser feita: basta acessar a plataforma equivalente ao Domicílio Tributário Eletrônico de acordo com o estado ou município em que a organização está localizada. Após isso, as intimações passam a ser realizada em formato digital.
O acesso ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) é realizado por meio do Sistema Integrado da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, o e-Fisco. O endereço eletrônico para acesso é o https://efisco.sefaz.pe.gov.br.
Ø Pessoas naturais: será considerado domicílio tributário o local de sua residência habitual. Caso não seja possível sua definição considerará o centro habitual de suas atividades. Ø Pessoas jurídicas de direito privado e firmas individuais: será considerado domicílio tributário o local de sua sede.
Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:I - moratória;II - o depósito do seu montante integral;III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.
“Toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, em qualquer situação, inclusive as pessoas jurídicas não regularmente constituídas e as sociedades de fato, tem capacidade passiva, sem nenhuma exceção. Ter capacidade passiva significa apenas ter a possibilidade de realizar o fato gerador de obrigação tributária.
pode rejeitar o domicílio eleito e considerar como domicílio tributário da empresa o centro de distribuição. não pode rejeitar o domicílio tributário eleito porque a empresa agiu nos limites de sua discricionariedade.
D O Código Tributário Nacional prescreve a regra de eleição do domicílio fiscal pelo contribuinte; contudo, a autoridade administrativa pode recusar o domicílio eleito quando a escolha deste dificultar a arrecadação ou a fiscalização do tributo.
96 do CTN) –, pode-se concluir que a modificação do domicílio tributário da pessoa jurídica sem comunicação ao Fisco configura hipótese de infração à lei que, como vista no tópico anterior, autoriza o redirecionamento da execução fiscal em face dos responsáveis pela sociedade.
O Domicílio Tributário Eletrônico -DTE - é o local residente no sistema eletrônico de processamento de dados da Secretaria de Estado da Economia, onde são postadas e armazenadas correspondências de caráter oficial, dirigidas ao contribuinte.
O domicílio jurídico, consoante o artigo 70 do Código Civil, é o lugar onde a pessoa natural estabeleça a sua residência com animo definitivo. O domicílio neste caso é, o local em que a pessoa física assista, é a morada, o seu morārī ¹.
Contamos com três espécies de domicílio: a) voluntário; b) legal (necessário); c) de eleição (especial). VOLUNTÁRIO : é o domicílio geral que decorre de ato de vontade, ou seja, do fato de o indivíduo estabelecer sua residência com ânimo definitivo, em um determinado ligar.
O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo. Art. 71. Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.
A doutrina costuma classificar a competência tributária em três: privativa, comum e residual. Há, ainda, quem considere outras três espécies: cumulativa, especial e extraordinária.
Capacidade Tributária é uma denominação genérica atribuída para aquele que possui o direito de cobrar ou o dever de recolher determinado tributo. Sendo esta subdividida em Capacidade Tributária Ativa ou Capacidade Tributária Passiva. Difere-se da competência tributária que é a aptidão para criar tributos.
Caso o contribuinte não possua cadastro no DT-e, é necessário fazer o primeiro acesso por meio do site https://portal-dte.apps.sefaz.ce.gov.br, utilizando o e-CNPJ.
Quanto tempo se passou no mundo de One Piece?
Tem como atualizar Windows XP para 7?
Quais as principais funções do crânio?
Como as pessoas se cumprimentam no Brasil?
Quais são as 5 posições do balé?
O que são os motivos de impedimento e suspeição do perito?
Qual a carga que suporta um pilar?
Qual o nome da maior cidade do mundo?
Que frutas pode comer no resguardo?
O que significa plano Close up?
Como criar uma cópia de segurança de uma pasta?
Como pagar Detran pelo app Banco do Brasil?
Qual o tempo de vida de uma barata?