O Transtorno Específico de Linguagem é um distúrbio da comunicação que interfere no desenvolvimento das habilidades da linguagem em crianças que não apresentam perda auditiva ou deficiência intelectual. Ele pode afetar a fala, a audição, a leitura e a escrita.
O que é Distúrbio Específico de Linguagem (DEL)? É uma dificuldade persistente para adquirir e desenvolver a fala e a linguagem. Aparentemente a criança possuiu todas as condições para falar, mas ela não consegue ou apresenta muita dificuldade neste processo.
“Para diagnosticar o distúrbio é utilizado um critério de exclusão de outros quadros, como deficiência auditiva e intelectual e autismo. A criança com DEL tem um desempenho em comunicação abaixo do esperado para sua idade. Ela brinca e interage, mas a linguagem não acompanha essa evolução” diz a professora.
Classificação e tipos de distúrbios de linguagem1 – Disartria: ... 2 – Disglossia: ... 3 – Disfemia. ... 4 – Afasias. ... 5 – Dislexia. ... 6 – Distúrbio Específico da Linguagem (DEL) ... 7 – TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ... 8 – Discalculia.
O apoio pode fazer a diferença
O apoio dos pais e a assistência de profissionais, incluindo fonoaudiólogos e professores, pode fazer uma grande diferença na vida das crianças com TDL. É importante que o TDL seja identificado para que a criança possa receber o suporte adequado.
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O que causa TDL ? Não há uma causa única e conhecida do TDL, mas o quadro pode ter relação com aspectos genéticos e embrionários. O TDL não é causado por dificuldades emocionais ou exposição limitada à linguagem.
Crianças com TDL podem apresentar sinais como:Atraso significativo da fala, em comparação com outros indivíduos do mesmo grupo;Dificuldade em encontrar palavras para colocar em uma frase;Fala imatura para a idade;Dificuldade em compreender ou lembrar o que foi falado;
São elas: compreensão, vocabulário, princípio alfabético e consciência fonológica.
As dificuldades de linguagem referem-se a alterações no processo de desenvolvimento da expressão e recepção verbal e/ou escrita. Por isso, a necessidade de identificação precoce dessas alterações no curso normal do desenvolvimento evita posteriores conseqüências educacionais e sociais desfavoráveis1.
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