O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino. É expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. ... O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.
Currículo formal – refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
Segundo ele, “[...] o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes” (p. 78).
A mesma autora relata que Philip Jackson foi o primeiro teórico e educador americano a utilizar esta expressão “currículo oculto”, fazendo referências às características subjetivas e estruturais do ambiente de aula que contribuem ou influenciam no processo de educação enquanto socialização tornando evidente, a co- ...
Em um currículo oculto, as suposições em sala de aula não podem ser planejadas, pelo próprio fato de serem tácitas e incidentais. Dessa maneira, um tema importante ou um assunto de interesse fica sujeito a um acontecimento para vir à tona.
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1. Currículo oculto. Aquilo que não está programado, planejado para a aula e que se faz necessário trabalhar com os alunos. Exemplo:valores, ética, bons costumes,algum problema que surgiu na classe, no bairro, na cidade,etc.
O currículo oculto é interpretado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor vindas da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola e nas experiências e práticas divididas na escola.
Os objetivos educacionais têm pelo menos três referências para sua formulação: Os valores e ideais proclamados na legislação educacional e que expressam os propósitos das forças políticas dominantes no sistema social; Os conteúdos básicos das ciências, produzidos e elaborados no decurso da prática social da humanidade.
O currículo regulamentado sofre a influência do poder público, o planejado, de instâncias externas à escola e dos docentes, o organizado, do entorno da escola, o em ação, dos conhecimentos escolares, crenças, valores morais e sociais, e, finalmente, o avaliado, pela sociedade, pelo mercado, pelo poder público, e também ...
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