A contenção mecânica (ou física) é um ato de exceção a ser utilizado em pacientes que estejam oferecendo riscos a si mesmos ou a terceiros, em geral nos casos não responsivos às tentativas de contenção verbal ou química, ou quando estas nem mesmo são, de início, possíveis.
É a limitação da movimentação física do paciente no leito mediante aplicação de medidas de contenção mecânica. Deve ser uma conduta excepcional e cercada de todos os cuidados para que a ação sobre o paciente seja a menos lesiva possível.
A contenção física se caracteriza pela imobilização do paciente por várias pessoas da equipe que o seguram firmemente no solo. Já a contenção mecânica se caracteriza pelo uso de faixas de couro ou tecido, em quatro ou cinco pontos, que fixam o paciente ao leito.
INTRODUÇÃO: A contenção química consiste no uso de fármacos para pacientes que estejam apresentando agitação psicomotora e que somente a contenção mecânica não é suficiente.
A contenção física deve ser utilizada em procedimentos curtos e pouco invasivos ou na preparação da contenção química. As ações devem ser rápidas, seguras e vigorosas, minimizando o risco para a equipe envolvida e para o próprio animal.
32 curiosidades que você vai gostar
Como fazer a contenção física
É de suma importância que o líder da equipe seja o único profissional a dar ordens e a se comunicar com o paciente. A equipe, então, deve remover todos os objetos pessoais que possam ser utilizados como meio de agressão pelo paciente.
Contenção química refere-se ao estado induzido por medicamento, que produz modificação favorável do comportamento, sedação, analgesia, ou Page 2 REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA – ISSN: 1679-7353 Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária é uma publicação semestral da Faculdade de ...
Contenção química constitui-se no uso de medicamentos para auxiliar no controle de sintomas associados a uma condição psicológica ou psiquiátrica subjacente. Esta abordagem deve ser baseada em princípios da Lei de Saúde Mental (em Portugal) ou na Lei 10.216 de 06 de Abril de 2001 (no Brasil).
TIPOS DE CONTENÇÃOContenção Física (manual)Contenção Química (medicamento)Contenção Mecânica (faixas, camisa de força)Escolta.Isolamento.
O uso de restrição ou contenção somente deve ocorrer quando o risco de seu emprego é superado pelo risco de não utilizá-lo. É utilizada para proteger o paciente ou outras pessoas de lesões e traumas provocados por ele mesmo, ou para prevenir a interrupção do tratamento a que vem sendo submetido.
Nela, fica claro que cabe ao Enfermeiro avaliar as condições do paciente e prescrever a contenção mecânica necessária, aplicando o Processo de Enfermagem, previsto na Resolução COFEN n° 358/2009 (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009, 2012).
( ) A contenção mecânica quando realizada não deve durar mais de 48 horas.
Os benefícios de cada tipo de contenção
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.
Contenção Ortodôntica tipo Hawley
É o aparelho mais comumente utilizado. O céu da boca é recoberto por uma placa acrílica e um fio de aço contorna a frente dos dentes. É muito eficiente e tem a vantagem de poder ser levemente ativada em casos de necessidade.
Contenção ortodôntica fixa reta – tradicional
Entre os principais benefícios da contenção fixa reta está o fato de ter menos fio preso nos dentes, o que causa um acumulo menor de placa. Por ter menos fio, a contenção também pode ser mais confortável, e algumas pessoas se adaptam melhor.
Paciente com agitação psicomotora, confusão mental, agressividade / violência em relação a si próprio e /ou a outros. Imobilização para prevenção de quedas após sedações. Alto risco de degradação do ambiente. Por solicitação do próprio paciente quando houver risco de agitação psicomotora.
Para tal efeito, as medicações mais comumente utilizadas são os antipsicóticos típicos (ex: haloperidol e clorpromazina [Amplictil]), benzodiazepínicos ou os antipsicóticos atípicos mais modernos (ex: aripiprazol, olanzapina ou ziprasidona).
Último recurso a ser tentado, restringindo-se seu uso às situações onde os demais recursos falharam e há risco iminente de auto e heteroagressividade. Realizada por vários membros da equipe (preferencialmente um mínimo de cinco pessoas), estando o profissional medico presente durante todo o tempo.
Consiste em imobilizar os animais de interesse doméstico, silvestre ou exóticos para diversos fins, seja para um simples exame, aplicação de medicamentos, abate dentre outro. Pode ser: oMecânicas (física); oQuímica. A contenção precisa ser eficiente para evitar acidentes.
Na contenção das mais diversas espécies de felinos silvestres, são empregados anestésicos dissociativos normalmente associados a agonistas alfa 2-adrenérgicos, benzodiazepínicos e opioides com efeitos variados com cada associação.
Para realizar a contenção: 1)coloque o braço sob o pescoço do cão, imobilizando-o moderadamente com o antebraço; e 2)passe o outro braço sob o abdome do animal, segurando o membro anterior que se encontra do mesmo lado de quem executa a contenção (Figura 1).
É bastante comum que a contenção seja feita com faixas de algodão, cujo material leve e macio não apresenta desconfortos além de proteger os membros em caso de tentativa de escape, apesar disso essas faixas são bastante fortes e resistentes. Alguns tipos de gaze e tecidos também são bastante utilizados.
Para a decisão do uso ou não da contenção física é imprescindível se fazer uma avaliação rigorosa e global da situação do paciente, baseada no julgamento clínico , sendo necessária a prescrição médica. Deve haver envolvimento da equipe multidisciplinar, com paciente e quando possível, com a família.
Na verdade, a contenção fixa tem uma grande vantagem sobre o aparelho móvel, já que, no primeiro modelo, é possível passar o fio dental sem precisar do auxílio do passa fio. Sendo assim, não existem desculpas para negligenciar essa importante etapa de higiene bucal.
Aparelhos de contenção
Após a retirada de aparelhos fixos, em especial, o paciente ainda deve passar por um período de observação, utilizando um aparelho de contenção até que o correto posicionamento dos dentes se estabeleça. O aparelho de contenção custa, em média, R$ 750,00.
Quanto tempo leva para desinchar a perna de trombose?
Como é feito o transporte da tocha olímpica?
O que um coach pode fazer por você?
Quanto custa implante capilar em portugal?
Quais são as principais característica do mainframe?
São características do processo de globalização exceto?
Quais as profissões mais fáceis de arrumar emprego?
Quanto ganha um soldador em portugal?
O que é manifesto de notas fiscais?
Quantos anos dura uma lente de contato dental?