Para Georg Simmel, conflito é uma forma de associação humana em que as pessoas são colocadas em contato entre si e por meio da qual se pode alcançar a união. Esse é um importante ponto de partida porque nos ajuda a evitar a ideia de que o conflito é o término das relações e interações.
O conflito favorece a coesão social e permite a continuidade de um grupo, mesmo que isso signifique a eliminação de outro grupo em conflito (SIMMEL, 1939). É também, o que permite a convivência entre indivíduos que não se gostam, ou não se suportariam se em sua relação não estivesse presente certa dose de conflito.
O conflito social, assim, representa a disputa entre grupos com posições diferentes sobre um determinado tema, tendo como pano de fundo o modelo de desenvolvimento social de um grupo coletivo específico.
Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). ... Concebendo a sociedade como produto das interações individuais, Simmel formula o conceito de "sociação" para designar mais apropriadamente as formas ou modos pelos quais os atores sociais se relacionam.
Entre esses argumentos, o autor destacou as relações de antagonismo na cidade, a vida nervosa e a economia monetária. Simmel trata neste texto, ao menos em minha compreensão, da relação entre o indivíduo e a metrópole, da influência da grande cidade moderna na personalidade e na vida mental dos seus habitantes.
O dinheiro é objetivamente elevado ao estatuto de forma mediadora entre grupos populacionais em conflito, suplantando em muito a legitimidade da lei e da moral, que invariavelmente os afastariam.
Simmel foi um dos primeiros sociólogos a adotar uma perspectiva relacional do social - buscando superar a dicotomia entre indivíduo e sociedade -, o que lhe permitiu pensar a individualidade como um fenômeno, ligado às mudanças no padrão de relações sociais, que caracteriza a modernização da sociedade.
Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.
O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. ... De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”, ou seja, o conflito é o choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes.
Simmel entendia o dinheiro como um agente de socialização e um meio de interação social. Na visão de Simmel, o dinheiro é meio e expressão de relações e dependências recíprocas entre os indivíduos, gerando uma cumplicidade na qual a satisfação dos desejos de um está sempre ligada à do outro.
Como o conhecimento da genética contribui com o nosso dia a dia?
Como colocar o OneDrive no Explorador de Arquivos?
Por que o gradiente eletroquímico é essencial para a produção de ATP?
O que acontece com a mente quando lemos?
Como que o governo pode atuar para melhorar os resultados dos mercados?
Como indicar o motorista na multa?
O que é indexação de páginas web?
O que é nascer do Espírito Santo?
Como saber se estou com resto de placenta?
Como saber se meu estômago está vazio?
Como saber se estou esgotada mentalmente?
Como saber o tipo de candidíase?
Qual é a cor que neutraliza o laranja?
Quais as contraindicações da sibutramina?
Como indexar artigo na SciELO?