Combinação, em gramática, é a junção de duas palavras em uma, sem perda de fonema. No português é comum ocorrer entre preposições e palavras de outras classes gramaticais. Diferencia-se da contração por não perder fonema. Exemplo de combinação: "Vou ao parque" - ao é a combinação da preposição a com o artigo o.
Tem-se a combinação quando a preposição, ao se unir a outra palavra, mantém todas as suas sílabas. Já a contração ocorre quando a preposição sofre modificações na sua estrutura fonológica ao unir-se a outra palavra. Nas contrações e combinações, há situações bem mais comuns que outras.
Não existe regra que impeça juntar a preposição de com os artigos; aliás é mais frequente a contração das preposições de, em e por com os artigo o, a, os, as: do, da, dos, das, no, na, nos, nas, pelo, pela, pelos, pelas do que a combinação dos elementos separadamente.
O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.
O "a" só será artigo definido quando estiver acompanhando o substantivo e também concordando com ele em gênero (feminino) e número (plural ou singular). A menina falou tudo. Conheci a jovem ontem. Refiro-me a mulheres bonitas.
38 curiosidades que você vai gostar
- Contração da preposição “de” com artigo definido: de + o(s) = do(s) / de + a(s) = da(s); - Contração com artigo indefinido: de + um(ns) = dum(ns) / de + uma(s) = duma(s); ... - Contração com pronome indefinido: em + outro(s) = noutro(s) /em + outra(s) = noutra(s);
Contração, em gramática, é a junção de duas ou mais palavras com perda de fonema. Difere-se da combinação, que ocorre sem perda de fonema. Exemplos: em o => no: Moro em o Brasil => Moro no Brasil.
Contração é a ligação da preposição com palavras de outras classes gramaticais, passando a constituir um só vocábulo. Na contração há modificação na estrutura da palavra (perda de elemento). Combinação é a união da preposição com outras palavras sem perdas de fonemas.
Contração: é a união entre uma preposição e outra palavra que gera perda de fonema. Como se dá: preposição de + artigo a = da; preposição em + artigo o = no; preposição per + artigo a = pela; preposição em + pronome isto = nisto. Exemplo: Ela acreditava nisto.
Quanto custa para divorciar no cartório?
Quanto ganha um instrutor de mergulho?
Como por credito especial da tim?
Quanto tempo demora para carregar um power bank?
Quanto tempo dura dissociação?
O que é paisagem natural de exemplos?
Como saber se estou tendo um ataque de ansiedade?