Além de garantir os gases necessários para a manutenção da vida no Planeta, a atmosfera terrestre é responsável por uma série de funções que protegem a superfície terrestre, como a manutenção da temperatura média, defesa contra o ataque de meteoritos e bloqueio dos raios ultravioleta.
Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
A atmosfera é responsável por filtrar a maior parte da radiação solar. Cerca de 40% da radiação é refletida para o espaço pelas camadas superiores da atmosfera. A camada de ozônio, por sua vez, é responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas B (UVB) emitidos pelo sol.
Proteção invisível: o papel da atmosfera na TerraA atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!Ela envolve nosso planeta como uma casca de laranja e é dividida em cinco camadas!
A atmosfera é o que permite a vida no nosso planeta, controlando a entrada de radiações nocivas e permitindo a respiração dos seres vivos.
24 curiosidades que você vai gostar
Uma das principais funções da atmosfera terrestre é proteger a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol e manter a temperatura do planeta ao longo da noite e do dia, evitando que haja uma grande amplitude térmica, isto é, uma grande variação entre a temperatura mínima e a temperatura máxima.
A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade.
A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
As camadas que compõem a atmosfera do planeta Terra são: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera. A atmosfera do planeta Terra envolve os gases que fazem parte do planeta e costuma ser dividida verticalmente em camadas concêntricas, definidas por suas características de temperatura e pressão.
As cinco camadas que formam a atmosfera terrestre são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
De acordo com a classificação segundo a composição química, a Terra está dividida em crosta, manto e núcleo e no comportamento físico divide-se em litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno.
Uma atmosfera (do grego antigo: ἀτμός, vapor, ar, e σφαῖρα, esfera) é uma camada de gases que envolve (geralmente) um corpo material com massa suficiente.
Significado de Atmosfera
Camada de gases que está ao redor de um planeta, mantida pela gravidade. [Por Extensão] Céu; reunião das condições relacionadas ao tempo, à meteorologia. [Figurado] Clima; ambiente que determina psicológica e espiritualmente uma pessoa, uma situação, circunstância: atmosfera festiva.
1 ar, aerosfera, oxigênio, nitrogênio. Condições meteorológicas: 2 céu, tempo, ares, temperatura.
A camada de ozônio é um dos componentes mais importantes que formam a estratosfera do nosso planeta. Ela é uma fina camada formada pelo gás ozônio (O3) que protege você, sua família e todos os outros seres vivos da Terra contra os raios ultravioleta do sol.
Após a pressão atmosférica chegar a cerca de 2% da pressão atual, a evaporação do oceano cessaria e as camadas superiores do que restou dos mares congelariam. Nesse estágio, as únicas criaturas capazes de sobreviver na Terra seriam alguns organismos anaeróbios — ou seja, que não precisam de oxigênio.
8 letras e 6 fonemas.
Os principais componentes da atmosfera terrestre são o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%).
atm. aum. aut., auto ou autom.
Nuvem terá do latim vulgar nube, por via popular1.
Admite-se que a atmosfera primitiva teria sido próxima da mistura gasosa emitida pelos vulcões atuais, mas com menor oxigenação e maior grau de hidrogenação. Contrariamente à atmosfera atual, que tem características oxidantes, a atmosfera primitiva teria um carácter redutor ou neutro.
A utilização do mercúrio para determinar a pressão atmosférica data de 1643, quando Torricelli, aluno do famoso cientista italiano Galileu, inventou o barómetro de mercúrio. Torricelli descreveu a atmosfera como um grande oceano de ar que exerce pressão sob todos os objetos por baixo dele.
A Terra é formada por três camadas: Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa. Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas. Núcleo: camada mais interna e quente da Terra.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A segunda camada da Terra é o Manto. Este apresenta profundidades que vão dos 30 km abaixo da superfície até 2900 km, além de temperaturas internas que chegam a alcançar os 2.000ºC, o que propicia o derretimento das rochas, transformando-as em magma.
A crosta oceânica é composta essencialmente de basalto, formada por silicatos magnesianos (por isso antigamente chamada de sima). Tem 5 a 10 km de espessura e é mais densa que a crosta continental por conter mais ferro. As ondas sísmicas têm nela velocidade de 7 km/s.
Como usar o afiador de facas e tesoura?
Como fazer um xarope para limpar o pulmão?
Como tirar manchas de panelas de alumínio?
Como limpar rejunte de piso porcelanato?
Como limpar parede branca não Lavavel?
Como limpar as orelhas de um bulldog francês?
Como limpar reservatório água do Onix?
Como fazer a limpeza do tecido na parede?
Como limpar bancada quartzo branco?
Como limpar passador de roupa a vapor?
Como limpar energia de quartzo branco?
Quando e como foi a chegada da yoga no Brasil?
Quais posições que pode engravidar?