O que é ambivalência e ambiguidade?

Pergunta de Sandro Assunção de Borges em 30-05-2022
(51 votos)

Embora ambiguidade e ambivalência sejam sentimentos presentes no mundo contemporâneo, primeiro eles são distintos, ambiguidade divide o ser em direções opostas, e ambivalência é a dualidade de valores, entre o bem e o mal, um maniqueísmo moderno.

O que seria uma pessoa ambivalente?

A ambivalência caracteriza-se pela presença concomitante de juízos contraditórios sobre o mesmo objeto, isto é, o indivíduo sente-se atraído por dois impulsos de sentido oposto em simultâneo e fica sem saber qual deles seguir.


Como tratar ambivalência?

Conhecer sua própria história de vida e suas limitações é o primeiro passo para se livrar dos sentimentos ambivalentes que contaminam as relações amorosas, familiares, sociais e profissionais.

Qual a relação entre o conceito de ambivalência de Melanie Klein e a posição depressiva?

Fazendo um paralelo com a teoria das posições de Melanie Klein, a divalência estaria presente na posição esquizoparanóide, a ambivalência na posição depressiva e a ambigüidade, segundo Bleger, é o tipo de relação de objeto que o bebê estabelece em uma fase anterior à esquizoparanóide, que ele chamou de posição gliscro- ...

O que é posição depressiva para Melanie Klein?

Termo introduzido por Melanie Klein para indicar um ponto no desenvolvimento de relações objetais em que o bebê reconhece que as imagens de mãe boa e mãe má, com as quais esteve se relacionando, se referem à mesma pessoa (subentendendo-se estar na segunda metade do primeiro ano de vida).

Ambiguidade, Ambivalência e Integração | Ronaldo Coelho | Conversa Psi 92


42 curiosidades que você vai gostar

O que é posição para Melanie Klein?

Termo introduzido por Melanie Klein para indicar um ponto no desenvolvimento de relações objetais antes de o bebê haver reconhecido que as imagens da mãe boa e da mãe má, com as quais esteve relacionado, se referem à mesma pessoa.

É possível sentir duas emoções ao mesmo tempo?

Ambivalência afetiva: Sim, é possível sentir emoções opostas ao mesmo tempo. Raiva e felicidade, tristeza e alegria, medo e desejo…

Como lidar com sentimentos conflitantes?

Além disso, uma alternativa para lidar com emoções conflitantes no dia a dia é procurar ajuda profissional, de quem realmente entende do assunto. É o caso da inteligência emocional, que pode auxiliar na identificação dos gatilhos emocionais que contribuíram para tal cenário.

Qual a relação entre a ambivalência E a culpa?

A mescla de amor e ódio que sentimos por um familiar é exemplo de ambivalência. Se este familiar falece, muitas vezes nos sentimos culpados, por termos lhe desejado a morte (ainda que inconscientemente). Processos como o sentimento de culpa e o luto podem decorrer da ambiguidade.



Outras questões

Quais são as políticas públicas de saúde?

Quanto custa para tirar carteira de lancha?

Como tirar a pomada Hipoglós da pele?

Como tirar fotos de bebê de 4 meses?

Como tirar gosto de barro da água?

Como deve ser escrito um texto acadêmico?

Como melhorar o ranqueamento no Google?

Como melhorar o sinal da Oi?

Como aumentar rapidamente o encantamento no Skyrim?

Como elogiar a si mesmo?

Como configurar chip da Oi no celular?

Como treinar a precisão do mouse?

Qual é a situação atual do Cerrado?

Como iniciar o jogo Marvel Avengers?

O que fazer para melhorar a pontualidade?

Quem critica fantasia de índio não entende o que é o Carnaval?

Como se escreve 1 3 mil por extenso?

Como tirar um som limpo no trompete?

Como escreve morto em Mexicano?

O que fazer para melhorar a cobrança?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar