A aderência do pneu é um elemento muito importante para a segurança. Pode variar de 1 a 10 conforme os pneus em função da qualidade do revestimento do solo, do desenho do perfil do pneu, mas sobretudo em função das condições climáticas. Existem, assim, vários casos: Solo seco.
Quando o pneu gira sobre a superfície de uma pista, para cada pequeno momento desta rotação, há o contato de uma pequena área deste pneu com a pista. É nesta pequena área que acontece a aderência.
O índice Traction corresponde à aderência de um pneu em pista molhada. Ele é obtido em teste de frenagem na pista molhada, em linha reta, sob condições controladas. Este índice é expressado com as letras AA (índice mais elevado), A, B e C (índices mais baixos).
Humedecemos um dos pneus com suficiente liquido para que toda a banda de rodagem esteja coberta de líquido. Passamos a espuma por cima da superfície do pneus fazendo rodas levemente. Veremos que na espuma, se deposita uma capa de borracha excelente e suja.
Aderência é a capacidade de atrito dos pneus com o pavimento e está diretamente ligada à calibragem correta. A calibragem dos pneus varia conforme o modelo do veículo. Para saber a medida apropriada, consulte o manual do veículo.
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13 - Para o condutor aumentar a aderência na traseira do veículo durante uma curva deve: Acionar o pedal dos freios continuamente. Acelerar um pouco o veículo, porém, sem ultrapassar a velocidade máxima permitida para o trecho em questão da via.
Quanto maior for a Relação Terra Mar, maior será a aderência. Por outro lado, uma elevada relação entre a área de blocos e a área de nervuras confere ao piso do pneu uma maior rigidez (há uma menor área de expansão, quando a borracha se deforma) e a esta maior rigidez corresponderá uma menor aderência.
Pneus desgastados, na chuva, aumentam a probabilidade de perda de aderência e consequente controle do veículo, pois a água escoará com mais dificuldade e o atrito com o piso será menor. Quando há muita água na pista e os pneus não conseguem drená-la, ocorre a chamada aquaplanagem ou hidroplanagem.
11) Fator que não altera a aderência é:
Tipo de combustível.
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