A tecnologia verde é a saída para que as empresas da área possam reduzir os impactos que seu processo produtivo causa ao meio ambiente. Veja bem: em todo seu ciclo de vida — da extração da matéria-prima até o descarte — os produtos de cunho tecnológico em geral não são sustentáveis.
A TI Verde – Tecnologia da Informação Verde, surgiu em 2005. É um termo mais recente que o conceito de sustentabilidade, usado pela primeira vez em 1972 e difundido pela ONU em 1985.
Patrícia Verônica de Azevedo BRAYNER.
O conceito de TI verde Os principais objetivos por trás das práticas da TI verde incluem reduzir o uso de materiais perigosos, maximizar a eficiência energética durante a vida útil dos equipamentos e promover a biodegradabilidade de produtos não utilizados e desatualizados.
Sete tecnologias verdes promissoras
As práticas de TI Verde podem ser divididas em três níveis: – TI Verde de incrementação tática; – TI Verde Estratégico; – Deep IT (TI Verde “a fundo”).
Empresas como Banco Real, Unilever, Cemig e Fleury já contam com iniciativas para tornar a gestão de tecnologia mais ecológica. companhia na área ambiental é a distribuição de placas de energia solar. consumidor.
O movimento TI Verde – do inglês Green IT – reúne um conjunto de estratégias, com o objetivo de otimizar o uso dos recursos de TI. Desta forma, seu objetivo é minimizar os efeitos que a produção e o uso da tecnologia tem sobre o meio ambiente.
No Brasil, passou-se a desenvolver tecnologia própria, tanto em instituições privadas quanto em agências governamentais (como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e universidades.
Por fim, atribui-se à Revolução Verde o crescimento do número de monoculturas nos campos, o que se deveu a um intenso processo de especialização produtiva. A Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX, entre as décadas de 19, quando houve maior difusão das inovações tecnológicas no meio agrícola.
Com o advento da Revolução Tecnológica percebeu-se que a sociedade passou a apresentar um comportamento marcado pelo consumismo desenfreado, no qual o consumo exagerado de bens e recursos, os desperdícios e a ausência de cuidados no descarte de resíduos passou a chamar atenção de parte da população que se fazia mais preocupada com o meio ambiente.
Pode ser chamada também de Paradigma da Revolução Verde, por ter representado uma mudança profunda na forma de produzir-se no campo e no aparato técnico utilizado para o desenvolvimento da produção agropecuária.
Como estimular a melanina do cabelo?
Qual a diferença entre Corticorten e prednisona?
Qual melhor tinta para pintar móveis?
Qual a influência da Lua na agricultura?
Quem é o novo namorado da Selena Gomez?
Como lidar com uma pessoa que fuma?
Como duplicar uma página no PDF?
Como saber se uma função é Bijetora?
Quais alimentos estão na safra?
O que é eletricidade e magnetismo?
O que é rito sumário e sumaríssimo?
Quanto custa o quilo do coxão duro?
Estou emagrecendo muito qual médico procurar?
Quais as pretensões são consideradas imprescritíveis?