O que diz o artigo 373 do CPC?

Pergunta de Isabela Rafaela Campos Carneiro Ferreira em 31-05-2022
(25 votos)

373 do CPC, ou seja, incumbe ao autor o ônus da prova quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que diz o artigo 373?

O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.


Quem alega tem o ônus de provar?

No ordenamento jurídico processual penal o ônus da prova cabe a quem alega o fato, devendo o advogado do paciente, em sede de hábeas corpus, colacionar à inicial cópia da decisão que entende por ilegal.

O que é inversão do ônus da prova CPC?

Inversão do ônus da prova

A primeira situação de inversão da onerosidade apresentada pelo Novo CPC se dá nas situações onde há impossibilidade ou grande dificuldade da parte de apresentar provas de suas alegações, sendo mais fácil que a parte contrário apresente documentos comprovando o fato contrário: “Art.

O que é um ônus processual?

O ônus da prova serve como guia das partes para que elas formem o processo e instruam seus argumentos, uma vez que a prova serve para guiar o magistrado e convencê-lo das alegações postas em discussão. O instituto do ônus da prova é muito comum no direito processual, tanto civil como penal.

Prova Emprestada (Art. 372) e Ônus da Prova (Art. 373) no Novo CPC


29 curiosidades que você vai gostar

O que é ônus da prova processo penal?

Na verdade, o ônus da prova deve ser entendido como encargo. Trata-se da responsabilidade de provar a materialidade e a autoria do delito. Antonio Milton de Barros explica essa distinção, esclarecendo que “a prova não constitui uma obrigação ou um dever e sim um ônus, um encargo.

Quando pedir ônus da prova?

O ônus da prova, no Novo CPC, pode ser atribuído tanto ao autor quanto ao réu da ação. No caso do primeiro, caberá a ele comprovar suas alegações quanto a fato constitutivo de direito. Já no caso do segundo, caberá a ele comprovar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Quando ocorre a inversão do ônus da prova?

"A inversão do ônus da prova é medida excepcional que não deve ser banalizada, aplicando-se somente quando verificada a dificuldade ou impossibilidade de o consumidor demonstrar, pelos meios ordinários, a prova do fato que pretende produzir, não podendo ser considerada como princípio absoluto.

Quando o juiz pode inverter o ônus da prova?

Nos termos do art. 6º, inciso VIII, do diploma legislativo, o juiz deveria inverter o ônus da prova do fato constitutivo, caso estivessem presentes a verossimilhança das alegações do autor e/ou a sua hipossuficiência. Há de se destacar que, pela teoria da inversão do ônus tem-se uma via de mão única.



Outras questões

Quanto custa o exame psicotécnico 2021?

Quais marcas a CAOA representa?

O que é cartelização?

Como tirar luz azul do PC?

Como referenciar a NR 18?

O que é recurso desprovido de efeito suspensivo?

É a síndrome de borderline?

O que quer dizer pulseira preta no hospital?

Qual a diferença de quimioterapia e radioterapia?

Qual o valor da tarifa de avaliação de garantia?

Quem foi o sensei do Nagato?

Como pagar RRT CAU?

Qual a melhor cor para refletir o sol?

Qual a importância do curso ser reconhecido pelo MEC?

Quem está na Calçada da Fama em Hollywood?

Qual oposto de um número negativo?

O que é bom para hidratar o couro?

Como ficar 2 minutos sem respirar?

É possível ao herdeiro ceder um bem específico individualizado?

O que é uma característica de uma pessoa?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar