A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever. ... Atualmente, as crianças devem ser alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental.
Ensinar a ler e escrever exige um estudo constante para conhecer como as crianças aprendem, as práticas de linguagem e as atividades fundamentais em classe. ... Um fracasso que, em grande medida, tem como responsável uma concepção de ensino inadequada, que predominou nas salas de aula durante boa parte do século passado.
Neste artigo, você conhecerá as principais mudanças trazidas pela BNCC na Educação Infantil. Confira!...Campos de experiência
O que é necessário para alfabetizar? Magda Soares: O essencial é o conhecimento, que quem alfabetiza precisa ter, do processo cognitivo que a aprendizagem do objeto linguístico – língua escrita -, demanda da criança.
Para interpretar o que ouve e respon- der perguntas com lógica e clareza, a criança precisa ter pensamento organizado e linguagem oral bem desenvolvida. Para isso, é necessário que participe de situações autênticas de comu- nicação, em que seja estimulada a falar e a organizar suas ideias antes de transmiti-las.
Soares (2003) considera que alfabetização é a aprendizagem da técnica, domínio da escrita, da leitura e da relação que existe entre grafemas e fonemas, assim como dos diferentes instrumentos de escrita. Ou seja, é um processo que vai muito além de decodificação de letras e sílabas.
O termo alfabetização no sentido etimológico significa a aquisição do alfabeto e no sentido restrito significa ler e escrever.
Propostos pela BNCC, os quatro eixos da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Oralidade, Análise Linguística/Semiótica, Leitura/Escuta e Produção de Textos) proporcionam o desenvolvimento das capacidades e habilidades pretendidas pelo processo de alfabetização.
Dentre as mudanças na educação infantil para 2020, estão incluídas:
Além disso, para dominar a escrita, é preciso trabalhar, com a criança, a coordenação motora fina, a noção de tempo e de espaço, o saber se reconhecer e reconhecer o outro, conseguir decodificar símbolos, ter boa percepção visual e capacidade de discriminar sons.
Para os anos iniciais, são quatro campos: vida cotidiana, artístico-literário, práticas de estudo e pesquisa e vida pública. A ampliação no uso da tecnologia alterou as práticas de linguagem na sociedade atual. A BNCC reflete isso ao dar ênfase ao ensino das especificidades da leitura e da escrita em ambientes digitais, entre outros.
Além de ser um evento inédito para a educação no país, a BNCC apresenta uma base curricular única para todo o Brasil, como um guia para implementação das quatro grandes áreas de conhecimento – Matemática, ciências da natureza, linguagens e ciências humanas.
Em nenhuma das três versões apresentadas da BNCC, há uma definição clara de alfabetização ou do conjunto de habilidades estritamente relacionadas a este processo.
A BNCC antecipou para o 2º ano e aponta que, no 3º ano, o processo continua com mais foco na ortografia. Muitas redes de ensino municipais e estaduais já atuam nesse formato.
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