Você sabe como lidar com funcionários insatisfeitos?
Por que as pessoas reclamam? A reclamação não é necessariamente ruim, embora geralmente aconteça em meio a uma situação desagradável. O estresse do dia a dia, a raiva oriunda de um conflito e a indignação que nasce de uma injustiça impulsionam a reclamação.
Demonstre empatia.
O levantamento também apontou que, depois da má gestão, a falta de feedback e reconhecimento são as causas mais recorrentes de insatisfação, cada uma equivalente a 12%. Por fim, em quarto e quinto lugar, ficam a falta de agilidade e performance das áreas de suporte, com 10%; e a burocracia, equivalente a 8%.
Converse sempre com o colaborador com foco no ambiente corporativo. Você verá que isso realmente ajudará a lidar com o problema. Lembre-se de que é importante também verificar todos os bons resultados que esse funcionário já trouxe para a empresa e colocar na balança a sua importância para a companhia.
Significado de reclamão: Aquele que reclama de tudo; ranzinza, chato ou rabugento; o mesmo que ...
O problema disso tudo é que, a partir de um sentimento de insatisfação, pode surgir a desmotivação progressiva, estresse e até sintomas mais graves, como depressão.
Demonstre empatia. Lidar com uma pessoa que reclama muito no seu trabalho pode ser uma situação muito frustrante. Isso não só é constrangedor, mas também reduz o rendimento do trabalho. Se você lida constantemente com essa situação no seu ambiente profissional, tome algumas medidas para abordar essa situação de forma construtiva.
Em uma situação social, pode ser um pouco constrangedor escutar as reclamações constantes de uma pessoa. Se você tem um amigo ou familiar que reclama muito, ele pode acabar com a alegria de diversas situações. Evite passar muito tempo sozinho com essa pessoa caso ela o incomode muito.
Talvez você tenha algum amigo ou familiar que está sempre reclamando; talvez seja um colega de trabalho que traz o negativismo ao seu dia. Não importa quem seja a pessoa, existem algumas medidas que você pode tomar para lidar construtivamente com essa situação. Mude o assunto.
Você também pode pedir que a pessoa reformule suas reclamações em primeira pessoa. Por exemplo, peça à sua irmã para dizer "Eu sinto que nossas reuniões de família são muito estressantes" em vez de "O Natal na nossa casa é terrível". Use você também frases em primeira pessoa para conversar com alguém que reclama muito.
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