Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
Avaliação da perda de memória Dificuldade em executar atividades diárias habituais. Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência – sintomas que sugerem delirium. Depressão.
Como evitar a perda de memória
Praticar exercícios físicos 3 vezes por semana. ...
Ler e fazer jogos de raciocínio. ...
Adotar uma dieta mediterrânea. ...
Tratar a ansiedade e a depressão. ...
Dormir 6 a 8 horas por dia. ...
Evitar remédios para dormir. ...
Evitar bebidas alcoólicas. ...
Fazer check-ups anuais.
Principais causas de esquecimento ou lapso de memória
Estresse e ansiedade. A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. ...
Depressão. ...
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
Privação de sono crônica. ...
Medicamentos.
Se a memória falha for repetitiva e mudar sua rotina, é essencial se consultar com um médico. As causas podem ser diversas, indo desde dificuldade de sono ou um problema hormonal até depressão ou doenças neurológicas, como o Alzheimer.
35 curiosidades que você vai gostar
Como você já deve ter entendido, é preciso prestar atenção no quanto os esquecimentos afetam a rotina diária. Se o esquecimento impede ou prejudica o trabalho, os afazeres da casa ou até mesmo a higiene pessoal, esse é um sinal de alerta e um médico deve ser consultado.
O problema realmente fica insustentável quando episódios de esquecimento são mais comuns e freqüentes. Se estiverem aliados à desorientação, confusão mental, dificuldade de comunicação, entre outros sintomas, a situação torna-se preocupante.
Os principais motivos são distúrbios de ansiedade, depressão, falta de sono adequado, sobrecarga mental, além de problemas nutricionais e hormonais.
Alzheimer: a doença do esquecimento.
Com um dia a dia cada vez mais corrido e atarefado é muito comum esquecer alguma coisa pelo caminho. Mas, às vezes, esses esquecimentos frequentes podem ser sinal de um nível mais grave de estresse, ou então de depressão, e até mesmo de alguma doença neurológica.
O médico capaz de auxiliar pacientes com problemas de memória é o neurologista cognitivo. Ele atua com a memória, o comportamento, a percepção do ambiente e adequação social.
Esses remédios podem ser encontrados em farmácias e devem ser usados somente com indicação médica ou de um nutricionista, de forma individualizada.
...
Alguns exemplos de remédios para memória e concentração são:
Lavitan memória. ...
Memoriol B6. ...
Pharmaton. ...
Gerovital. ...
Tebonin. ...
Fisioton. ...
Ômega-3.
Beber bebidas como chá verde ou café durante o dia porque têm cafeína que mantém o cérebro em alerta e facilita a captação da informação a memorizar; Incluir na alimentação tomate, ovo, leite, gérmen de trigo e nozes porque contêm substâncias que evitam o esquecimento e facilitam a gravação de informações.
Por exemplo, um lapso de memória, é uma falha na memória, ou seja, um esquecimento. Um lapso também pode ser um intervalo, é o chamado lapso temporal. Quando se diz de um lapso em relação a um espaço de tempo, diz-se que "decorreu um lapso de duas semanas entre o primeiro e o segundo encontro".
Aqui vamos listar sete problemas de memória que não significam patologia alguma.
1 - Transitoriedade. Esta é a tendência de esquecer fatos ou eventos o tempo todo. ...
2 - Distração. ...
3 - Bloqueio. ...
4 - Confusão nos detalhes. ...
5 - Sugestionabilidade. ...
6 - Preconceito. ...
7 - Persistência.
Esquecimento nem sempre é sinal de Alzheimer: a doença pode ser confundida com demência, que também afeta a memória por conta de uma disfunção do cérebro. A diferença é que o mal de Alzheimer é uma degeneração dos neurônios, e pode afetar o comportamento, a fala e o apetite.
Uma queda pode acontecer por causa de acidentes domésticos ou de trabalho, ao subir em cadeiras, mesas e ao escorregar de escadas, mas também pode ocorrer devido a desmaios, tonturas ou hipoglicemia que podem ser provocados pelo uso de medicamentos específicos ou algumas doenças.
Esquecer as coisas com facilidade geralmente é algo visto de forma pejorativa pela maioria das pessoas. Entretanto, um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que o esquecimento não é tão ruim assim.
Esta doença é mais comum em idosos acima dos 60 anos, entretanto é possível ocorrer em adultos mais novos. Quando afeta pessoas jovens, esta doença é chamada de Alzheimer precoce, ou familiar, sendo uma condição rara e somente acontece devido a causas genéticas e hereditárias, podendo surgir após os 35 anos de idade.
Esquecer as coisas facilmente pode ser sintoma de estresse, ansiedade, noites mal dormidas, falta de atenção, hábitos de vida ruins ou ainda doenças como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Mal de Alzheimer, depressão, entre outras.
A dificuldade para encontrar palavras é um aspecto quase estereotipado dos problemas cognitivos que atormentam os adultos de meia-idade e idosos. Essas falhas acontecem sem aviso prévio, até mesmo com as palavras e nomes mais familiares.
Os principais componentes dos suplementos para a memória e concentração, que melhoram a disposição e evitam a perda da memória, são:
Magnésio. ...
Ômega 3. ...
Vitamina C. ...
Vitamina E. ...
Ginkgo biloba. ...
Ginseng. ...
Coenzima Q10. ...
Vitaminas do complexo B.
12 melhores frutas para memória
Laranja. Uma laranja média pode lhe fornecer toda a vitamina C necessária para um dia – cerca de 95.8 mg, o que é muito importante para a saúde do cérebro, já que esta vitamina é um fator-chave na prevenção do declínio mental. ...
Mirtilo. ...
Tomates. ...
Cereja. ...
Uvas. ...
Abacate. ...
Morangos. ...
Bananas.
Melhores vitaminas e outros nutrientes para memória e concentração
Vitamina E. A vitamina E é um nutriente com ação antioxidante, ou seja, possui a capacidade de neutralizar os radicais livres, que são moléculas instáveis causadoras de danos celulares². ...
Colina. ...
Ácido docosahexaenoico (DHA) ...
Zinco.
A pílula da inteligência mais famosa é o modafinil. Ele foi originalmente desenvolvido para o tratamento de um distúrbio chamado narcolepsia, que faz a pessoa dormir demais e em horas impróprias.
Quais os tipos de sistema de distribuição de medicamentos?
Porque o número sete é o número da perfeição?
Quais são os atos de gentileza que podemos fazer para mudar Mundo?
Quais foram os papas que visitaram o Brasil?
O que é processador de 64 bits?
Por que o Ash morreu em Banana Fish?
Quais os métodos de solução de conflitos?
Qual foi a primeira escola de samba da história do Brasil?
Como usar linhaça e chia para emagrecer?
O que são exercícios de velocidade?
Quem são os credores da dívida pública brasileira?
O que é zona livre de queda NR 35?
Qual a cor ideal para pintar portas e janelas?
Quanto pesa um chester congelado?