Segundo os psicólogos, muitas vezes são os eventos da vida real que desencadeiam o devaneio excessivo. Esses eventos podem incluir estímulos sensoriais como ruídos e cheiros, experiências físicas como caminhadas e exercícios ao ar livre e até mesmo uma conversa com amigos ou parentes.
Maladaptative daydreaming ou síndrome do devaneio excessivo é um transtorno psiquiátrico que resumindo de uma forma bem simples é o sonhar acordado. A pesssoa faz usos de fantasias ou sonhos para se isolar da realidade ou fugir de um conflito interno. Essa condição provoca sonhos intensos durante o dia.
Contudo, há pessoas para quem sonhar acordado é um problema de saúde. São viciados nos seus sonhos e sofrem de uma condição chamada Maladaptive Daydreaming (MD), inglês para sonhos compulsivos ou mal-adaptados.
Pessoas podem criar vários tipos de fantasia e muitas pessoas normais falam sozinhas, esporadicamente ou em algumas circunstâncias especiais como, por exemplo, viver só. Entretanto, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e mesmo transtornos psicóticos podem apresentar este tipo de sintomas.
Pessoas podem criar vários tipos de fantasia e muitas pessoas normais falam sozinhas, esporadicamente ou em algumas circunstâncias especiais como, por exemplo, viver só. Entretanto, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e mesmo transtornos psicóticos podem apresentar este tipo de sintomas.
Geralmente, o devaneio excessivo tem realidades psicológicas bastante complexas que devem ser delimitadas. As pessoas que sofreram algum acontecimento traumático costumam usar o devaneio como uma via de escape. A depressão também aparece nesses casos. As pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) costumam fantasiar.
O termo "transtorno do devaneio excessivo" foi criado em 2002, mas ainda não é reconhecido como uma condição oficial pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Saiba que o abuso é uma causa possível. Quem tem o transtorno geralmente sofreu algum tipo de abuso na infância.
O devaneio excessivo é muitas vezes um mecanismo de defesa, uma estratégia a seguir para fugir de um conflito emocional ou mesmo de algum trauma interior. Nosso cérebro precisa dessas fantasias, desse mundo imaginário que de vez em quando procuramos para aliviar o estresse e encontrar um local agradável para o nosso bem-estar.
O transtorno de devaneio excessivo não aparece (ainda) no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Espera-se que ele apareça nas próximas edições, à medida que surgem mais pesquisas e abordagens terapêuticas.
É possível amar uma pessoa em tão pouco tempo?
Como descobrir se um homem tem filhos?
Como saber se as peças do PC são originais?
Onde é encontrada a ameba comedora de cérebro?
Como saber se alguém realmente gosta de mim?
Como saber se ele está afim de mim linguagem corporal?
Qual a matéria prima para a fabricação do gesso?
Como saber se meu relacionamento me faz mal?
Como saber se você ainda gosta da pessoa?
Como saber se a reta e ortogonal?
Qual é a diferença entre a mente e o cérebro?
O que significa Carry On Wayward Son?
Quem pode se considerar otaku?
Como se forma a urina é o caminho que ela percorre até ser eliminada no organismo?
Como se comporta um homem fiel?
Como forma o baqueteamento digital?
Como saber se o azeite é verdade?