A princípio, apenas em situação de ameaça de sua colmeia que as abelhas apresentam comportamento agressivo. Ou seja, elas só atacam para defender o local de moradia dela e da família. Entretanto, no verão, com as colmeias mais populosas, um ataque pode ser provocado por qualquer tipo de perturbação.
Contudo, “no verão as colmeias estão populosas, um ataque maciço pode ser desencadeado a qualquer momento por alguma perturbação, como vibração do solo por máquinas nas ruas, barulho de máquina de cortar grama, entre outros”, explica o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), o tenente-coronel Albert Arruda.
“Nos casos de colmeias em residências, a melhor forma de evitar acidentes é chamar uma pessoa responsável, que já tenha experiência com abelhas. Um apicultor ou um órgão especializado, que consiga tirar esse enxame, pode levá-los para a um local adequado", concluiu.
Quando o ataque é desencadeado, o as abelhas atacam indiscriminadamente a todos que estiverem nas redondezas. Os sintomas na pessoa picada podem variar de vermelhidão local a morte, dependendo do número de picadas e da sensibilidade da pessoa ao veneno da abelha.
O ataque das abelhas nada mais é que sua defesa contra inimigos. As abelhas atacam quando sentem que a sua integridade, ou a de sua colônia, está ameaçada. A defesa das abelhas melíferas e da maioria das abelhas solitárias é o ferrão.
24 curiosidades que você vai gostar
Uma pessoa normal pode seguramente tolerar 10 picadas por quilo de peso corporal. Isso significa que um adulto poderia suportar mais de 1.000 picadas, ao passo que 500 picadas poderiam matar uma criança.
Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar um apicultor especializado para a remoção do foco. Nos casos mais críticos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Nesse caso, os sintomas são pruridos, rubor, calor generalizado, pápulas, placas urticariformes, hipotensão, taquicardia, cefaleia, náuseas e/ou vômitos, cólicas abdominais e broncoespasmos. Em casos mais graves pode ocorrer choque, insuficiência respiratória aguda, rabdomiólise e injúria renal aguda.
Sintomas da picada
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
Qual o dia da semana mais barato para viajar de avião?
Qual é o melhor compactador de arquivos gratuito?
Como usar um amplificador de som?
Quantas vezes posso fazer esfoliação com café?
O que preciso fazer para ser um bom católico?
Quando enviar o evento S 1200?
Pode passar creme no cabelo todos os dias?
Quanto tempo dura a lente de resina?
Qual é a broca para furar parede?
Pode usar água sanitária em inox?
Como é trabalhar numa confeitaria?
Quais as vegetações nativas da América?
Quem é a cantora mais famosa de 2020?
O que é agir com parcialidade?