A expressão país desenvolvido é utilizada para descrever os países que têm alto nível de desenvolvimento econômico e social, tomando como base alguns critérios. Quais critérios devem ser utilizados e quais países podem ser classificados como "desenvolvidos" são questões controversas e há um debate feroz sobre isso.
Os países desenvolvidos apresentam elevado IDH, portanto, apresentam boa qualidade de vida, elevada renda e grau de educação. As taxas de mortalidade e de natalidade nesses países são baixas se comparadas às de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Países desenvolvidos, por sua vez, apresentam IDH próximo de 1, indicando boa qualidade e expectativa de vida, elevado grau de educação e alfabetização e boa distribuição de renda. Nesses países, as taxas de mortalidade, mortalidade infantil e natalidade são baixas.
Países desenvolvidos apresentam IDH elevado, bem como elevada é a expectativa de vida. Nos países subdesenvolvidos, ocorre o contrário, o IDH é baixo, bem como a expectativa de vida. Indicadores demográficos, como taxa de natalidade e mortalidade, também assumem um papel importante.
CaracterísticasElevado rendimento per capita da população.Elevado e amplo nível de educação da população.Taxas de crescimento altas.Níveis muito baixos de mortalidade.Oferta de emprego nos setores da indústria.Produção para abastecimento interno e exportação.Elevado nível de urbanização.Equidade dos níveis de saúde.
41 curiosidades que você vai gostar
Os três critérios que classificam os países como subdesenvolvidos são: baixa renda, fragilidade social e vulnerabilidade econômica.
Os países mais desenvolvidos do mundo em 20191 - Noruega (IDH 0,954)2 - Suíça (IDH 0,946)3 – Irlanda (IDH 0,942)4 – Alemanha (IDH 0,939)4 - Hong Kong (IDH 0,939)6 – Austrália (IDH 0,938)6 – Islândia (IDH 0,938)8 – Suécia (IDH 0,937)
Os países subdesenvolvidos são caracterizados por possuírem significativos problemas sociais e expressiva desigualdade social, além de limitada capacidade de autonomia e desenvolvimento tecnológico e estrutural.
Grandes países periféricos seriam aqueles países não-desenvolvidos, de grande população e de grande território contínuo, não-inóspito, razoavelmente passível de exploração econômica.
A principal diferença entre países emergentes e países desenvolvidos é que estes não são dependentes de matéria-prima. Afinal, esses países possuem produtos com valores agregados e economia diversificada. Esses fatores os permitem superar crises econômicas mais rapidamente que um país com menos recursos.
São considerados países centrais os ocidentais, por deterem a hegemonia política e econômica. Os periféricos são considerados pobres. Há culturas mais antigas. Não se pode promover a divisão, porquanto há a ocidentalização do Oriente e a orientalização do Ocidente.
Nos países periféricos, é caracterizada pela coletividade do convívio. Isto porque, a grande maioria dos países periféricos têm alto número de população. Nos emergentes, a situação é um meio-termo, havendo locais onde se assemelham aos periféricos e outros que se assemelham aos centrais.
Quais os países emergentes ao redor do globo?África — Marrocos, Nigéria, África do Sul;América Latina — México, Brasil, Colômbia, Peru;Ásia — China, Índia, Indonésia, Hong Kong;Europa — Rússia, Turquia.
Geografia. São várias as causas do subdesenvolvimento de um país, e essa condição gera muitos problemas sociais. Os problemas sociais provocados pela desigualdade de renda e o desemprego têm aumentado ao passo que cresce o intenso processo de globalização da economia e dos meios de produção no mundo.
O subdesenvolvimento é a situação de pobreza e dependência econômica que atinge a maior parte dos países. O Subdesenvolvimento é um termo elaborado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para definir a situação econômica e social dos países pobres.
O Subdesenvolvimento é um termo utilizado para fazer referência aos países cujo desenvolvimento econômico e social são limitados, apresentando um alto grau de desigualdades sociais e um elevado nível de pobreza e de miséria. Atualmente, a maior parte dos países é considerada subdesenvolvida.
Os dez países mais ricos e desenvolvidosSuíça.Suécia.Finlândia.Holanda.Nova Zelândia.Alemanha.Luxemburgo.Islândia.
A Noruega é o país mais desenvolvido do mundo, segundo o último Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, que mede a prosperidade em função das condições de vida da população, assim como o acesso a educação e saúde.
A economia do Brasil, por sua vez, apresenta todas essas características gerais que costumam predominar nos países emergentes: industrialização (mesmo que tardia), abertura econômica, grande entrada de empresas estrangeiras multinacionais, forte crescimento do setor terciário, condições medianas de desenvolvimento ...
O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros.
O que explica essa explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial é o fato de que, principalmente, os países subdesenvolvidos conseguiram controlar algumas doenças que assolavam suas populações. O avanço na medicina permitiu o desenvolvimento de vacinas capazes de erradicar algumas doenças.
São considerados países centrais os ocidentais, por deterem a hegemonia política e econômica. Os periféricos são considerados pobres. Há culturas mais antigas. Não se pode promover a divisão, porquanto há a ocidentalização do Oriente e a orientalização do Ocidente.
No continente americano: México, Brasil e Argentina são usualmente classificados como países emergentes ou países de mercado em crescimento. Possuem Produto Interno Bruto – PIB mais elevado que seus vizinhos latino-americanos e os indicadores sociais tem tido melhoria gradativa.
São, por isso, também chamados de países em desenvolvimento, cujos exemplos englobam, entre outros, Brasil, China, México, Índia, Cingapura, Coreia do Sul, Argentina, Turquia, Indonésia e Taiwan.
Os países emergentes – também chamados de economias emergentes ou de países em desenvolvimento – são aqueles classificados como subdesenvolvidos e que, no entanto, apresentam um relativo desenvolvimento econômico e social em comparação com as nações mais pobres do planeta.
Quantos vértices tem um triângulo?
Como se formou o folclore brasileiro?
Quais são as camadas da Terra explique cada uma delas?
Quantas vezes a pessoa deve comer por dia?
O que a Bíblia diz sobre julgar os outros?
Quando falamos da doutrina da situação irregular?
Quando a diabetes leva à morte?
Qual exercício define o abdome mais rápido?
Quais são as vantagens e desvantagens do Lucro Presumido?
Quanto tempo o corpo leva para absorver a gordura?
Como foi a república de Cromwell?
Como é feito os sorteios de título de capitalização Bradesco?
Quais os objetivos de se trabalhar com a música?
Como escrever um distrato de contrato?
O que acontece se romper a fimose?