Ela causa lesões em diversos órgãos, como rins e fígado. O desenvolvimento da doença depende de fatores como idade do pet, sistema imunológico e histórico dele, sendo que em casos mais graves pode levar à morte. Quais são os sintomas da leptospirose em cães?
Quais são os sintomas?
Em geral, são ministrados antibióticos para tratar a infecção e monitorar a sua recuperação. Outras medidas podem ser requisitadas conforme as condições do seu cachorro. Por exemplo, se houver desidratação, além da medicação, o veterinário pode aplicar ainda fluidos intravenosos para ajudá-lo a se reestabelecer.
É possível também contrair a doença por contato direto ou indireto com a urina infectada de cães ou de outras pessoas. Estas bactérias podem penetrar no corpo das pessoas pela ingestão de água ou alimentos contaminados com as bactérias, por fissuras na pele ou pelas membranas mucosas (olhos, nariz, boca ou ânus).
O período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.
A droga de escolha para o tratamento da leptospirose canina é a doxiciclina.
Se seu cão for diagnosticado, você pode estar se perguntando como cuidar de seu cão com doença hepática. O tratamento de qualquer doença hepática tem como objetivo descansar o fígado e minimizar as funções que têm a ver com o metabolismo de gorduras, proteínas, carboidratos e medicamentos.
O tratamento para leptospirose, na maioria dos casos, pode ser feito em casa com o uso de antibióticos, como Amoxicilina, Doxiciclina ou Ampicilina, por exemplo, durante 5 a 7 dias, de acordo com a orientação do clínico geral ou do infectologista, no caso do adulto, ou do pediatra, no caso das crianças.
O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com seres humanos. A Leptospira multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do animal.
Os ratos são os principais, mas cachorros e outros mamíferos também podem eliminar pela urina a leptospira e contaminar a água, solo e alimentos.
A leptospirose em cães é conhecida como doença dos ratos. Entenda como a leptospirose em cães pode ser transmitida e os cuidados necessários com o seu cão.
Uma vez que a leptospirose canina é certificada, o tratamento é iniciado de acordo com a gravidade do problema. Em geral, são ministrados antibióticos para tratar a infecção e monitorar a sua recuperação. Outras medidas podem ser requisitadas conforme as condições do seu cachorro.
O tratamento da leptospirose é realizado com potentes antibióticos que inibem e eliminam a Leptospira. Em paralelo, medicamentos de suporte com foco nos órgãos debilitados também devem ser aplicados, assim como suplementos e uma dieta específica e especial, levando em consideração que o trato gastrointestinal possa estar comprometido.
– Vacina: as vacinas V8 e V8 já previnem a leptospirose, mas existem vacinas específicas para alguns tipos de Leptospira (consulte o veterinário sobre a mais adequada para o seu cachorro!). Embora não sejam 100% eficazes (como todas as vacinas), cachorros imunizados possuem infecções mais leves ao contrair a leptospirose canina.
Como fazer o chá da folha de insulina?
Qual os benefícios do chá da folha da goiaba?
Quanto tempo leva para dar batata inglesa?
O que significa Pul no medidor de pressão?
Quais são os passos de bolero?
É possível esquecer uma paixão?
O que fazer para se livrar da culpa?
Como podemos comparar os países de acordo com o seus PIB?
Como se cuida de um esquilo-da-mongólia?
Quanto custa a instalação de um rastreador veicular?
O que é bom para fístula dentária?
Tem como criar um WhatsApp com número fixo?
Como dar um golpe fatal em uma pessoa?
O que é a tabela periódica e para que serve *?