Efeitos colaterais da hidroquinona Irritação da pele. Dermatite de contato. Piora da mancha (efeito rebote) Manchas esbranquiçadas por despigmentação.
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com a hidroquinona são vermelhidão, coceira, inflamação excessiva, surgimento de bolhas e sensação leve de queimação.
Quem usa hidroquinona para reduzir a produção de melanina pode esperar resultados em duas semanas. Mas, segundo a médica, é recomendável fazer uma pausa de 60 dias na aplicação a cada dois meses de uso para evitar irritações.
As reações adversas que podem ocorrer com maior frequência são: Vermelhidão, coceira, descamação, inflamação excessiva, vesículas (bolhas) e sensação leve de queimação. Outras reações menos frequentes, como manchas marrons reversíveis nas unhas, também estão relacionadas com o uso de hidroquinona.
As manchas hipocromicas no qual ocorre por quebra do melanócitos com uso indevido da hidroquinona existem cremes no qual faz restaurar a melanina como tacrolimus e tbem o Laser de luz pulsada pode ajudar.
27 curiosidades que você vai gostar
Como evitar o efeito rebote da hidroquinona
Para evitar aquele efeito rebote quando paramos de usar precisamos intercalar com a hidroquinona algum outro tipo de clareador. Se você usa hidroquinona cinco vezes na semana no mês seguinte use apenas quatro e no outro apenas três. E, assim por diante até parar totalmente.
1. Vitamina C. Chamado pelos dermatologistas de ácido ascórbico, a vitamina C age inibindo a produção da melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes despigmentantes, como a hidroquinona.
Hidroquinona como aliada no combate ao melasma
Para controlar essas manchas estimuladas tanto pelo sol, como pelas alterações hormonais, o tratamento é realizado na base de várias substâncias clareadoras, principalmente a hidroquinona, em conjunto com o ácido retinoico.
A hidroquinona é uma substância potencialmente irritante e seu uso, quando feito sem indicação correta e sem acompanhamento dermatológico, oferece riscos, como a piora da mancha por inflamação ou irritação, surgimento de manchas claras e irreversíveis no rosto e aparecimento de pigmentação acinzentada extremamente ...
O Ácido Retinoico, por exemplo, é ideal para tratar sinais do fotoenvelhecimento, como a hiperpigmentação, as manchas e as sardas. Outra ótima opção para clarear manchas é o Ácido Kójico, que não é fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.
Como tirar: As mais claras e superficiais podem ser eliminadas com a esfoliação, de 2 em 2 semanas. Quando existe um número maior de manchas é recomendado ir ao dermatologista para que sejam indicados produtos mais adequados.
Posologia: Aplicar uma fina camada de hidroquinona na área a ser tratada, duas vezes ao dia, ou conforme orientação médica. Quando não devo usar este medicamento: Hidroquinona Creme é contraindicado a pessoas hipersensíveis à hidroquinona ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
É indicada no clareamento gradual de melasmas ou cloasmas, sardas, melanose solar e em condições nas quais ocorrem hiperpigmentação cutânea por produção excessiva de melanina. Hidroquinona é utilizada na concentração de 2 a 10%.
Dentre as complicações mais comuns, estão a dermatite de contato irritativa, a ocronose exógena, atrofia cutânea e hipopigmentação. É importante o reconhecimento precoce das complicações para uma rápida ação curativa. Enquanto isso, a educação do paciente sobre o uso de forma apropriada se torna imperativa.
O gel é feito a base de água e em sua formulação não há presença de óleos o que facilita e muito a sua absorção, obviamente que suas propriedades hidratantes não superam a dos cremes, mas mesmo assim tem seu espaço no mercado por conta de outros fatores.
Na pele com melasma, o rebote acontece quando há uso excessivo de ácidos sensibilizantes, laser, e até o microagulhamento usado de maneira inadequada pode provocar o temido efeito rebote.
Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:Hormoskin;Hidroquinona;Ácido retinóico ou ácido kójico;Vitanol-A;Klassis;Hidropeek.
Aplicar uma fina camada de Hidroquinona na área a ser tratada, duas vezes ao dia, ou a critério médico. O paciente deve evitar exposição ao sol enquanto estiver fazendo uso de Hidroquinona creme e gel.
Ácido Glicólico: Extraído da cana-de-açúcar, ele tem boa absorção e reage com as camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o sebo e outras substâncias. Por isso, promove uma descamação sutil, o que acelera a renovação celular e estimula a produção de colágeno.
Qual o melhor ácido para melasma? Tanto o tranexâmico quanto o mandélico são ótimos no tratamento, mas quando utilizados na mesma rotina de skincare podem apresentar melhores efeitos do que se usados de forma isolada.
Confira os melhores tratamentos contra o melasmaAnti-Pigment Dual Sérum EUCERIN.Phloretin CF SKINCEUTICALS.Descoloration Defense SKINCEUTICALS.Clarité Cysteamin DERMAGE.Blancy TX Sabonete Líquido MANTECORP.Sabonete de uso diário para limpeza e higienização da pele. ... Ideal Soleil Clarify FPS 60 VICHY.
O Pycnogenol possui ação antioxidante que ajuda a combater os efeitos dos radicais livres nas células, sendo normalmente indicado para:Proteger as células da pele;Prevenir o envelhecimento precoce;Reduzir rugas e linhas de expressão;Clarear a pele;Reduzir manchas e melasma na pele;
Um peeling químico é uma forma de remover a hiperpigmentação e revelar pele nova e uniformemente pigmentada. Os tratamentos com laser têm um efeito semelhante aos peelings químicos, mas o tratamento pode ser aplicado de forma mais precisa.
É imprescindível o uso de protetor solar diariamente e evitar a exposição ao sol durante seu uso. É importante que você procure um dermatologista para poder tratar as suas manchas corretamente e saber o que aconteceu. Espero ter ajudado.
Não é possível prever qual pele pode vir a sofrer o efeito rebote após um tratamento para manchas. Usar clareadores em quantidades moderadas e contar com o conhecimento específico de um médico dermatologista é a maneira mais segura de evitar o desequilíbrio do organismo.
Quem traduziu a Bíblia dos católicos?
Por que devemos ensinar de forma lúdica?
Como hidratar o cabelo tipo 4C?
É possível aditar recurso de apelação?
Quantos idosos tem no Brasil 2020?
Pode comer comida do outro dia?
Como deve ser o atendimento ao paciente com intoxicação exógena?
Quando a bexiga natatória se enche de ar o peixe fica menos denso do que a água e sobe à superfície?
Onde lançar remuneração do capital social no imposto de renda?
Quais são as principais características do inconsciente?
Quais são os cinco sinais cardinais da inflamação?
É verdade que a tapioca vira açúcar no sangue?
Qual é a distância entre os pontos AEB?
Quais são as 6 dimensões do planejamento urbano?