A unidade temática Danças na BNCC da Educação Física explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias.
ENSINO FUNDAMENTAL
São as 6 unidades temáticas categorizadas pela BNCC:
As Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento para o 1º e 2º ano são: Brincadeiras e jogos: brincadeiras e jogos da cultura popular presentes nos contextos comunitário e regional. Esportes: atividades esportivas de marca e precisão. Ginásticas: práticas corporais de ginástica geral.
A BNCC (2017) define as danças como uma unidade temática da Educação Física, a qual explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias, podendo ser realizadas de forma individual, em Page 7 XVIII ...
A dança tem a capacidade de trabalhar a comunicação verbal e não verbal, além de desenvolver as habilidades motoras, emocional e social, pela qual desenvolve habilidades que atingem o campo físico. Fatores estes essenciais para o equilíbrio do ser humano.
O estudante, no ensino fundamental vai construindo seu conhecimento em Educação Física por meio dos eixos temáticos: esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, danças e movimentos expressivos.
O que o aluno deve aprender Nessa unidade, diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas) são objetos de conhecimento; e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal, é mais uma das possibilidades para o trabalho com os alunos.
Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temáticaque reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente.
Algumas habilidades da BNCC que estão relacionadas às habilidades motoras. (EF12EF09) Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas. Danças do Brasil e do mundo. Danças de matriz indígena e africana.
Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las. samba, baião, valsa, quadrilha, afoxé, catira, bumba-meu- boi, maracatu, xaxado, etc.
Como tirar vela de motosserra?
Como tirar a borda na hora da impressão?
Como abrir um documento com senha?
Como tirar a barra do Chromium?
Como resolver canal codificado alphasat Nexum 2021?
O que operações com números racionais?
Como resolver carga negativa na Fundação Eberick?
Como resolver uma questão de raiz quadrada?
Como resolver Ethernet não tem uma configuração de IP válida Windows 10?
Como acabar com a falta de empatia?
O que pode acontecer se houver excesso de fertilização como resolver o problema?
Quando o estado de Goiás foi fundado?
Como fazer uma dieta passo a passo?
Como e onde surgiu As danças urbanas?
Como montar meu canto de estudos?