A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.
O “pai da alta-costura”
Ao contar a história da moda é impossível não falar de Charles Frederick Worth, o artesão responsável por abrir o primeiro ateliê de alta-costura em Paris, em 1858. Conhecido como o “pai da alta-costura”, o nome de Worth ficou eternizado na moda.
A moda brasileira tem a sua formação diretamente relacionada com o período colonial, pois foi o início da vida de imigrantes no país, trazendo consigo os seus costumes e tradições.
A evidência mais antiga de roupa confeccionada em fibra vegetal data de 6.500 a.C. e foi encontrada na caverna Nahal Nemar, em Israel: um saco de linho não tecido, emaranhado com agulha e contendo botões de pedra, que provavelmente indicaria ser um chapéu cerimonial.
A partir do século XX, a moda passou por sua fase de maior evolução no mundo todo, tornando-se item de consumo que podia ser reproduzido em grande escala. Ela acompanhou também a evolução da indústria do entretenimento, já que artistas do cinema e da música passaram a ditar tendências globais.
40 curiosidades que você vai gostar
Antes as mulheres tinham o costume de usar todos os acessórios da mesma cor, e a moda era combinar o tom da bolsa, com o do sapato e do cinto. Com o passar do tempo, “it” passou a ser usar uma peça de cada cor. Mas, como a moda é bem democrática, hoje você pode escolher combinar ou não.
A moda tem a capacidade de mudar e dar sentido à vida graças à conexão pessoal que tem com todos nós. Todos nós precisamos usar roupas, e cada peça que compramos representa uma escolha pessoal. Essa relação intrinsecamente humana entre nós e nossa moda que transforma a questão em algo político.
“A maior liberdade social exigia maior mobilidade física, por volta de 1908 o espartilho em forma de S deu lugar a uma silhueta mais suave e mais reta, resquício do estilo império. Espartilhos mais curtos e menos rígidos era usados junto com combinações”.
Na moda, ao “lermos” nas vestes seus significados, utilizamos a mesma faculdade de juízo e o mesmo olhar de quem vê uma escultura, pintura ou arquitetura. O juízo de gosto, segundo Kant, que delibera sobre o belo e o feio, é o modo no qual nossa faculdade de sentimento fica afetada pela representação do objeto.
Quando a comissão do corretor deve ser paga?
Como inserir uma célula no Excel?
O que é interação social para a psicologia?
Qual material é feito a viola?
Quantas contas tem o Instagram?
Como calcular perda de peso semanal?
Quem foi o homem que andou com Deus por 300 anos?
O que significa pressão em MCA?
Como funciona As visualizações do reels?
Porque o meu Auxílio Emergencial foi bloqueado?
Quais as principais características do behaviorismo radical?
Quanto custa o PlayPlus da Record?
Qual melhor horário para tomar Venaflon?
Tem que colocar estado civil no currículo?
Quais os sintomas de lúpus nos ossos?
Quais os principais defeitos de um motor elétrico?
Qual é a diferença entre o arroz normal para o arroz japonês?