Em suma, a psicopatia é uma forma muito mais severa da sociopatia. Assim, pode-se dizer que todos os psicopatas são sociopatas, mas sociopatas não são necessariamente psicopatas.
Nenhuma, pois os dois termos são sinônimos para um tipo específico de transtorno de personalidade. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), o termo oficial para designar um psicopata ou sociopata é personalidade dissocial ou antissocial.
Psicopatas não ficam se remoendo, como é natural nas pessoas que não sofrem do transtorno de personalidade antissocial. Já os sociopatas têm algum sentimento de culpa, embora isso nem sempre seja suficiente para impedi-los de prejudicar as outras pessoas.
Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial.
Os sociopatas conseguem facilmente descobrir os pontos fracos das pessoas e os usar a seu favor para conseguir manipular o outro a fazer o que eles querem e alcançar os seus objetivos. Fingir sentimentos como alegria, tristeza, culpa e empatia, fazem parte do processo de manipulação dos sociopatas.
29 curiosidades que você vai gostar
Podem romper relacionamentos não necessariamente porque eles não sentem mais amor, mas por causa do desejo de poder. Por esta razão, eles são incapazes de ter empatia pelos outros e não entendem que as pessoas têm sentimentos e são afetados por suas ações.
Se camuflam em terrenos férteis de pessoas desatentas e bem intencionadas até dar o bote. São parasitas emocionais. Vão destruindo e isolando suas vítimas em busca do poder a qualquer custo, seja emocional e/ou financeiro. Mas é num lampejo de lucidez que a vítima reage e ressurge nas ruínas afetivas da destruição.
Perseguição: O psicopata escolhe um alvo, baseado em alguma obsessão formada por traumas de infância. Passa a vigiar e aprende os hábitos de sua futura vítima e faz com que as fantasias comecem a ser consideradas como realidade.
O sociopata não tem tais sentimentos em relação ao outro, mas sente em relação a si próprio, por exemplo, quando suas próprias expectativas e planos são frustrados. O outro é um meio pelo qual pode atingir seus objetivos, ou seja, seus sentimentos existem, mas não há empatia por outras pessoas.
Quando ir pro hospital com febre?
Como os piscianos gostam de ser tratados?
Quais são os três tipos de estratégia?
Para que serve o caderno de registro?
Qual o melhor tipo de vitamina C?
Em qual temporada Burke morre?
Como ativar celular no caixa eletrônico?
Como se faz a segmentação do mercado de uma empresa?
Quais são as vantagens competitivas que uma boa cadeia de suprimentos pode dar a sua empresa?
Quais as contribuições da análise do comportamento para a educação?
O que é Pára-raio Como funciona?
Quais são todos os super-heróis?
Qual é a melhor fruta para o fígado?
Qual o segundo sobrenome mais usado no Brasil?
O que é berotec para que serve?
Quanto vai ser o Auxílio Emergencial em dezembro de 2021?
Qual a importância da Cisjordânia?