Durante a piracema, a pesca fica restringida em algumas situações. “Fica proibida a captura o transporte e o armazenamento de todas as espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia; tanto para o pescador profissional quanto o amador.
NATIVAS - Está liberada a pesca de espécies nativas, como peixes de couro (bagres: pintado, surubim, cachara, barbado, mandis e jundiás), e os peixes de escamas (curimbatã, pacu, piapara, os piaus, piava, lambaris, traíra, peixe cachorra e joaninha, entre outros).
É o período mais importante para a reprodução dos peixes, quando eles se deslocam até suas nascentes para desovar. A piracema no estado de SP vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro, Veja abaixo as restrições para a prática da pesca.
Por esse motivo, a pesca durante o período de Piracema é extremamente proibida. De acordo com a lei federal de proteção do meio ambiente é proibido, durante a Piracema, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia.
Só estão permitidas iscas artificiais e minhocas. Não podem ser usadas iscas naturais com peixes, caranguejos e camarões.
Fica liberado somente a captura de peixes que não são da bacia. ... Além do tucunaré, o pescador pode capturar outras espécies de peixes consideradas exóticas em alguns locais como a tilápia, corvina, carpa, bagre-africano e híbridos (cruzamento de indivíduos de espécies diferentes).
Só estão permitidas iscas artificiais e minhocas. Não podem ser usadas iscas naturais com peixes, caranguejos e camarões.
O Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) definiu que o período de Defeso da Piracema em Mato Grosso será entre 1º de outubro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.
Campo Grande (MS) – A temporada de pesca do ano de 2020 termina à meia-noite desta quarta-feira. A partir da zero hora do dia 5 de novembro e até o dia 28 de fevereiro de 2021 estende-se o período de defeso das espécies, sendo proibida a pesca em todos os rios de Mato Grosso do […]
Quais são as proibições durante a piracema? Além das espécies que ficam protegidas nesse período, há lugares específicos em que a pesca fica proibida independentemente do tipo de peixe. As lagoas e marginais são alguns pontos em que não se pode pescar, assim como a captura a menos de 500 metros de desembocadura e confluente de rios.
A palavra vem do tupi e significa algo como “saída de peixes”, como os índios descreviam esse fenômeno que ocorre com milhares de espécies no mundo inteiro. Na maior parte do Brasil, a piracema coincide com o período das chuvas de verão.
Está proibida a pesca na região para todas as categorias e modalidades nos seguintes locais: até um mil e quinhentos metros (1.500m) a montante e a jusante de cachoeiras e corredeiras e demais locais previstos no artigo 3º da Instrução Normativa.
Vale recordar que Mato Grosso segue um período de piracema “auto proclamado”. Isto porque, ainda que abranja pelo menos três bacias de destaque, a proibição em suas águas se dá de outubro a janeiro. A Bacia do Rio Uruguai também tem um período estabelecido entre outubro e janeiro.
O que era a angústia para Sartre?
Como se forma o lodo na caixa de água?
Como fazer um programa de Windows XP funciona no Windows 7?
Como manda carta para Luciano Huck?
O que é ágio na compra de imóvel?
O que não pode fazer na radioterapia?
Como funciona máquina de lavar de alta pressão?
Como instalar um poste de energia residencial?
Como funciona a universidade no Canadá?
Quais os parâmetros para avaliação das situações de vulnerabilidade a saúde do Recém-nascido?
O que é acelerômetro piezoelétrico?
Como limpar tênis All Star branco?
Como funciona válvula geradora de vácuo Pneumatica?
Como tirar mancha de álcool da bolsa de couro?