Súmula nº 185 do STF: “Em processo de reajustamento pecuário, não responde a união pelos honorários do advogado do credor ou do devedor”. Súmula nº 256 do STF: “É dispensável pedido expresso para condenação do réu em honorários, com fundamento nos arts. 63 ou 64 do Código de Processo Civil”.
Dessa forma, é possível estabelecer com relativa tranquilidade que os honorários sucumbenciais possuem a natureza de pedido implícito, motivo pelo qual defendemos ser desnecessária a formulação de pedido expresso.
Sucumbência: é o princípio pelo qual a parte perdedora no processo é obrigada a arcar com os honorários do advogado da parte vencedora.Os honorários serão fixados entre o mínimo de 10% (dez por cento) e o máximo de 20% (vinte por cento) sobre o valor da condenação, atendidos:· O grau de zelo ao profissional;
Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial.
Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da ...
45 curiosidades que você vai gostar
85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. § 1º São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.
85 do CPC/2015 constitui a regra geral no sentido de que os honorários sucumbenciais devem fixados no patamar de 10% (dez por cento) a 20% (vinte por cento) sobre o valor da condenação, do proveito econômico obtido ou do valor atualizado da causa.
Art. 170-A. É vedada a compensação mediante o aproveitamento de tributo, objeto de contestação judicial pelo sujeito passivo, antes do trânsito em julgado da respectiva decisão judicial 1.
O entendimento do Superior Tribunal de Justiça é de que não é possível a compensação de honorários advocatícios quando a sua fixação ocorrer na vigência do CPC/2015 - art. 85, § 14. Jurisprudência em Teses – Edição nº 129.
Quais são as 20 maiores torcidas do mundo?
Qual o melhor peixe doméstico?
O que fazer para deixar o nariz lisinho?
Como deixar o cachorro cheiroso caseiro?
Estou com candidíase muito forte?
O que é o objeto material do crime?
Onde posso divulgar meu trabalho de graça?
Quem foi o maior medalhista olímpico da história da natação?
Como fazer para parcelar o IPTU atrasado?
Como consultar a planta de um imóvel?
Que material foi usado para a construção das edificações de Timbuctu?
Quais os domínios da governança de TI?