No Brasil "eu vou ir" é considerado redundante e inadequado. "Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei".
1) Um leitor pergunta se são corretas expressões como vou ir, ou vou indo. 2) Embora alguns teimem em tachar de errônea uma construção dessa natureza, o certo é que, no plano da Gramática, não há nela erro algum.
As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais. Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.
Significado de Vou
Vou vem do verbo ir. O mesmo que: saio, parto, compareço, apareço, apresento, caminho, locomovo, movimento, marcho.
Então, para ficar bem claro, eu vou repetir: dizer eu vou sair, ele vai viajar, nós vamos estudar... tudo bem; em vez de eu vou ir, diga eu irei; em vez de eu vou vir, diga eu virei; e nunca mais diga “eu vou vim”.
36 curiosidades que você vai gostar
Andar, caminhar, seguir.
A palavra certa é será, com acento agudo no a final, se quisermos indicar uma forma conjugada do verbo ser no futuro do indicativo: ele será.
"Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei". Vou ir ninguém usa porque é um pleonasmo sintático visto que as duas conjugações são do verbo ir.
Quando usar "irão"
“Irão” é o futuro do verbo “ir”, na terceira pessoa do plural. Como acontece com os verbos no futuro, é escrito com “ão”. Deve ser utilizado quando o objetivo é dar uma informação no plural e no futuro: eles irão.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
2. Não há nenhuma ocorrência de «vou ir» no padrão do português europeu. Não podemos concluir, todavia, que tal se dá por estarmos em face de um pleonasmo: vou indo não é rejeitado como sendo um pleonasmo, da mesma maneira que vou vir não é sentido como uma contradição.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
Exemplo de Pleonasmo
No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.
O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Indica: a 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles vão. ... ª pessoa do plural do presente do subjuntivo: que eles vão.
Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. ... Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”. Também não diga “nós vamos vir”.
Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).
Significado de Ira
substantivo feminino Raiva, sentimento intenso e permanente de ódio, mágoa e rancor que, normalmente contra uma ou algumas pessoas, é gerado por uma ofensa, dando origem a uma situação agressiva. Manifestação desse sentimento ou o que é causado por ele: sua ira acabou causando o fim do seu casamento.
Deverá dizer-se será que, e nunca “será se”. Será que é uma expressão feita a partir da interjeição será com valor dubitativo (= talvez). Não se trata do verbo ser que introduz uma outra oração, mas, sim, de uma partícula de realce ou expletiva, que acentua a dúvida já presente na interrogativa.
Serão: significado. Serão nada mais é do que a forma conjugada do verbo ser, no futuro do presente do indicativo, na terceira pessoa do plural. O verbo ser é irregular. Isso significa que ele não se adéqua aos padrões que usamos para conjugar a maioria dos verbos.
O que é vulgo:
Vulgo é o termo utilizado para se referir a uma classe popular, uma pessoa que faz parte do povo, ou seja, que pertence à maioria dos indivíduos. ... Sinônimos de vulgo: povo, gentalha, ralé, populacho, alcunha, cognome, apelido e plebe. Ver também: vulgar.
Avô, com acento circunflexo (^), se refere ao pai da mãe ou o pai do pai de alguém, sendo avô materno o pai da mãe, e avô paterno o pai do pai de alguém.
Voou vem do verbo voar. O mesmo que: esvoaçou, pairou, planou, aplainou, adejou, drapejou, revoou, revoluteou, voejou.
Quanto tempo devo guardar comprovante de IPTU?
Qual é a praia mais bonita do Brasil 2021?
Quanto é o salário de um presidente da República?
Quais as consequências do choque no corpo humano?
Como colocar voz de homem no Google Tradutor no PC?
O que é requerimento de empresário individual?
Quando os batimentos cardíacos são considerados Alto e Baixo?
Quais são os benefícios do saneamento básico?
Quais alimentos faz mal para o rim?
Quais os princípios da educação nacional segundo a LDB?
Qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno?
O que leva 365 dias e 6 horas horas para dar uma volta completa?
Quanto tempo leva para queimar um incenso?
Quais são os requisitos para ocorrência da evicção?