O termo Deontologia surge das palavras gregas “déon, déontos” que significa dever e “lógos” que se traduz por discurso ou tratado.
O termo deontologia foi criado no ano de 1834, pelo filósofo inglês Jeremy Bentham, para falar sobre o ramo da ética em que o objeto de estudo é o fundamento do dever e das normas. A deontologia é ainda conhecida como "Teoria do Dever". ... O primeiro Código de Deontologia foi feito na área da medicina, nos Estados Unidos.
Deriva do grego deontos ( dever ) e logos ( tratado ), isto é, a ciência dos deveres, no âmbito de cada profissão, consequentemente deontologia jurídica é a ciência que cuida dos deveres e dos direitos dos operadores do direito, bem como de seus fundamentos éticos e legais.
— Estudo do conjunto dos deveres profissionais estabelecidos num código específico que, muitas vezes, propõe sanções para os infratores; — Conjunto de deveres, princípios e normas reguladoras dos comportamentos exigíveis aos profissionais, ainda que nem sempre estejam codificados numa regulamentação jurídica.
A deontologia profissional aplica-se ao jornalismo, entre outras áreas. ... Os códigos deontológicos adaptam aos costumes, hábitos e culturas de cada país, bem como de cada categoria profissional, como já fora dito.
27 curiosidades que você vai gostar
A deontologia e a ética profissional servem de um lado, para controlar a ação dos membros de um grupo profissional e, de outro lado, para orientar sua conduta, colaborando para a formação de um grupo que se identifica e é identificado por um modo de agir.
Além do princípio da deontologia forense supramencionado, há também outros como o da dignidade, do decoro profissional, do coleguismo, da correção profissional, da diligência, da confiança, da fidelidade e etc.
Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes), ética é o domínio da filosofia que tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. ... A deontologia é uma disciplina da ética especial adaptada ao exercício da uma profissão.
2. Princípios para uma deontologia profissional Podemos afirmar que o objetivo da deontologia profissional é reger os comportamentos dos membros de uma profissão para alcançar a excelência no trabalho, tendo em vista o reconhecimento pelos pares, garantir a confiança do público e proteger a reputação da profissão.
Quais exames de sangue mais importantes?
O que acontece se tomar anticoncepcional fora da ordem?
Como saber quantos períodos tem uma oração?
Quais os principais analgésicos?
Como desbloquear o controle dos Pais no fortnite?
O que o pequeno príncipe aprendeu com a Raposa?
Para que serve o perfume de Iemanjá?
Qual a fórmula para cálculo de medicação?
Como pedir uma graça a Santa Rita de Cássia?
Qual é o prazo para recorrer de uma sentença?
O que causa pele seca e desidratada?
Qual o melhor animal para se falar em uma entrevista?