Já na cárie dentária, a região fica com um enorme mancha escura, pois os tecidos duros foram destruídos, como resultado, há uma redução na sua densidade. Na odontologia podemos dividir a radiografia odontológica em duas classes: a radiografia intraoral e a extraoral.
Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.
Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.
A interpretação radiográfica odontológica nada mais é do que a explicação do que é exposto em uma radiografia dental. Já o diagnóstico diz respeito à identificação de uma doença ou um agravo por meio do exame ou análise.
O que é a cárie oculta? Para começar a compreender sobre esse tipo de cárie, a profissional definiu ela: “O termo cárie oculta vem sendo utilizado para descrever lesões de cárie na dentina sob superfície do esmalte dental, que aparentemente está saudável, porém desmineralizado por dentro”, afirma.
Dentre as técnicas radiográficas utilizadas rotineiramente em odontologia, a radiografia interproximal é considerada o recurso convencional de diagnóstico mais eficaz na identificação da cárie oculta especialmente nas lesões que comprometem a dentina, onde a intervenção operatória é imprescindível.
Principais Métodos Diagnósticos de Cárie
Nas lesões de pequeno calibre não se observa a destruição do esmalte, podendo então ser registrado o sinal de sombreado ou obscurecimento da dentina (a presença de cárie).
Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.
A eficácia de diferentes métodos para o diagnóstico da cárie dentária tem sido extensivamente analisada através de um grande número de trabalhos publicados na literatura. Contudo, a maioria desses estudos preocupou-se apenas com a detecção e predição da profundidade da lesão, sem considerar o diagnóstico de sua atividade.
Desde que as tomadas radiográficas sejam realizadas de acordo com as instruções técnicas em relação às propriedades do filme, tempo de exposição, revelação, etc., o exame radiográfico pode oferecer informações importantes com relação à cárie proximal e detalhes extremamente valiosos quanto à presença e extensão da cárie oclusal.
Assim, o estágio da doença, a natureza de seu curso e a localização da lesão complementam o quadro e determinam como exatamente a cárie se parece nos dentes: cor, tamanho do dano, profundidade da cavidade cariosa, número de áreas de lesão, etc. Por exemplo, na foto abaixo - fissura cárie.
A FOTI baseia-se no fato de que o tecido cariado permite maior difusão de luz, apresentando assim um índice menor de transmissão de luz do que as estruturas hígidas do dente. Portanto, a lesão de cárie aparece como uma sombra escura, quando transiluminada.
O que o Ministério do Trabalho fiscaliza em uma empresa?
O que eu posso fazer para mudar o mundo?
Como interpretar equações de primeiro grau?
Como cancelar pacote de serviços BB pelo celular?
Como colocar data em formato americano no Excel?
Como soltar um parafuso estrela?
O que precisa para transferir conta de água Sanepar?
Como fazer aditamento no novo FIES?
Como mudar o número de telefone do WhatsApp?
Como solicitar visita técnica da Net pelo app?
Como alterar layout do OneNote?
Como mudar tela de bloqueio Xiaomi 9C?
Qual a cola usada para colar espelho em madeira?
Como soltar os cachos tipo 4c?
Como mudar o nome de um notebook?
Como instalar o vaso da Celite?
Como conseguir cópia do processo de divórcio?