O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos. Exemplos: O controle inflacionário – meta prioritária do governo – será ainda mais rigoroso.
Pode ser usada em intervalos ou sequências, ou seja, quando se quer considerar números ou letras que pertencem a um intervalo sem ter a necessidade de escrever todos os caracteres (“O apostador da Mega-Sena marcou apenas os números 01–06 e ganhou o prêmio sozinho.”).
A meia-risca (também chamada de traço de ligação, meio-traço ou traço médio) é um sinal de pontuação que serve para unir os valores extremos de uma série, como números (1–10), letras (A–Z) ou outras, indicando ausência de intervalos na enumeração.
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.
Sem mais delongas, o travessão pode ser utilizado para:Substituir os dois-pontos;Destacar termos;Isolar frases, aposto extenso e frase, substituindo a vírgula ou os parênteses;Iniciar um diálogo (contudo, lembre-se que o gênero do Enem é dissertativo-argumentativo!).
15 curiosidades que você vai gostar
O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos. Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral?
Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso. Além disso, ele é utilizado quando há mudança de narrador, precedido do verbo que anuncia a fala, como: afirmar, perguntar, responder, entre outros.
Já para o travessão, mantenha a tecla AltGr pressionada e depois clique no hífen. Ou então clique em Ctrl e Alt ao mesmo tempo e depois no hífen. Em outros programas no PC, o atalho para a meia-risca é Alt (sempre mantendo a tecla pressionada) e a sequência de números 0150. Para o travessão, Alt e 0151.
É por isso que usamos o hífen apenas em três situações: (1) para indicar que dois vocábulos formam um novo vocábulo composto (couve-flor, decreto-lei); (2) para ligar o pronome enclítico ao seu verbo (fazê-lo, vendeu-o); e (3) para separar as sílabas numa eventual translineação.
A meia-risca ou meio-traço é o que tem um tamanho médio entre os três, funciona para expressar extremidades ou um intervalo. Exemplo: 1–10, Norte–Sul. Já o hífen é o conhecido como “sinal de menos”.
Hífen. Sinais gráficos: O hífen - Português.
O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses, vírgulas ou parênteses.
Como colocar traço em cima da letra no teclado?Alt (esquerdo) + 0151 (no teclado numérico);No Word: AltGr + “-” (sinal de menos no teclado numérico);No Word: Ctrl + Alt + “-” (sinal de menos no teclado numérico);Aperte a tecla Windows + .
Para fazer isso no Word, basta posicionar o cursor onde você quer o traço, clicar na guia “Inserir”, depois em “Símbolos” e na opção “”Mais Símbolos…”, para escolher os traços em pequena janela.
Usos do travessãoDiscurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ... Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.
Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Travessão nas orações intercaladas
Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei. Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.
A barra vertical (pipe) é um caractere ASCII 124, simbolizado por uma barra vertical | ou uma barra vertical interrompida ¦, pode ser facilmente criada com os botões shift esquerdo + barra inclinada para a esquerda ( ) ou apertando e segurando ALT esquerdo e apertando numero 5 quatro vezes (Alt+5555) no teclado ...
o traço em cima serve para simbolizar um segmento de reta.
Nas orações e expressões intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula, os parênteses, os colchetes ou os dois-pontos, separando-as da oração principal: Um grupo de turistas estrangeiros — muito ruidosos — invadiu o saguão do hotel no qual estávamos hospedados.
A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério.
Linha, risca, risco.
d) Emprega-se o apóstrofo para assinalar, no interior de certos compostos, a elisão do e da preposição de, em combinação com substantivos: borda-d água, cobra-d água, copo-d água, estrela-d alva, galinha-d água, mãe-d água, pau-d água, pau-d alho, pau-d arco, pau-d óleo.
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.
Como por o instagram em modo escuro?
Como se dá a quebra de contrato de compra e venda?
Quanto tempo demora a fosfomicina a atuar?
Como elogiar uma morena linda?
Para que serve o colírio EDTA?
Quanto custa um cachorro yorkshire terrier?
Para que serve o agravo regimental?
Como funciona Serra de Esquadria?
Quem são os pais de Mark Zuckerberg?
O que é recurso com efeito suspensivo?
Quais perguntas a banca de TCC faz?
Quais brincadeiras que utilizam a dança?
Que tem leucemia pode ter filhos?
Quais são os tipos de veículos?
Como recuperar o auxílio emergencial?