A primeira doença erradicada A varíola é a única doença infecciosa erradicada por meio de uma vacina. É causada por um vírus da família Poxviridae, que tem DNA como material genético.
Ao vacinar a população, diminuímos a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida.
Vacinação é essencial para evitar a volta de doenças erradicadas.
Produzida pela primeira vez em 1796, a vacina é um dos principais recursos no combate a doenças infecciosas. Foi o médico britânico Edward Jenner que criou a primeira delas, contra o vírus da varíola, que hoje está erradicado graças à descoberta científica.
Erradicar no seu termo amplo significa extirpar, desarraigar, ato ou ação de eliminar. Tratando-se então das doenças veremos que através da busca da erradicação, poderemos chegar a eliminação total da doença, inclusive de suas causas.
Única doença totalmente erradicada pela vacinação, a varíola passou a ser imunizada depois que o médico inglês Edward Jenner descobriu que o vírus vaccinia, das vacas, protegia as ordenhadoras da variedade letal da doença. Na época, não havia tecnologia para desenvolver um vírus atenuado ou inativado.
A difteria e a rubéola são doenças que já chegaram a não terem nenhum caso notificado no Brasil graças à vacinação, mas atualmente, junto com o tétano, são consideradas doenças controladas, ou seja, com um baixo número de casos. Difteria: É uma infecção grave que acomete o nariz e a garganta.
Além do sarampo e da poliomielite, a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, lembra de outra doença antiga que está voltando: a difteria.
Existem outras doenças que foram consideradas erradicadas regionalmente, como o sarampo, a poliomielite e a rubéola, no Brasil.
Os sintomas dessas doenças podem ser resultados de diferentes processos, como a liberação de enzimas dos lisossomos após a destruição de uma célula, ou ainda em decorrência de componentes tóxicos presentes no parasita. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A doença era transmitida pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato direto com a saliva ou secreções dos mesmos. Primeiramente, o vírus se instalava na garganta e nas fossas nasais e provocava febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor nas costas e abatimento.
Porém trata-se de um processo extremamente difícil e complicado, e nem sempre possível, pois depende de diversos fatores, entre eles se determinada doença pode ou não ser erradicada; devendo-se este fato basicamente à vontade política e à ciência. Em relação à ciência, alguns pontos principais podem ser declarados como importantes, como seguem:
Como limpar o umbigo durante a gravidez?
Como saber qual é o meu ramal?
Pode limpar os dados da Play Store?
Qual é a operação do banco do Bradesco?
Como ver o número da cor no Illustrator?
Como trabalhar numa empresa de anime?
Como trabalhar folclore em história?
Como cobrir o bolo com glacê de mármore?
Como saber o número da matrícula escolar pela Internet 2020?
Como instalar coifa de parede Fischer Infinity?
Quais são as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita?
Como saber o número da minha conta digital da Caixa?
Como usar o peróxido de hidrogênio?
Como trabalhar em uma sala de AEE?
Como será realizada a educação ambiental?
Como encontrar o número da minha Inscrição Estadual do MEI?