Vamos ao exemplo 2x = 4. A base 2 (cujo expoente é x) continua sendo base do logaritmo, o resultado 4 passa a ser o logaritmando e o x é o resultado denominado logaritmo. Log2 4 = x é o mesmo que perguntar: a qual número devemos elevar o 2 para obtermos 4?
A inversa da função exponencial é a função logarítmica. A função logarítmica é definida como f(x) = logax, com a real positivo e a ≠ 1. Sendo, o logaritmo de um número definido como o expoente ao qual se deve elevar a base a para obter o número x, ou seja, y = logax ⇔ ay = x.
Considere a equação com uma incógnita 5x – 9 = 16, verifique que x = 5 é solução ou raiz da equação. Para que seja possível afirmar que x = 5 é a solução da equação, devemos substituir esse valor na expressão, caso encontremos uma igualdade verdadeira, o número será a solução testada.
Matemática
Cálculo de equações exponenciais da forma a ⋅ b c x = d a\cdot b^{cx}=d a⋅bcx=d. Começamos novamente isolando a parte exponencial dividindo ambos os lados por 6. Em seguida, podemos remover o expoente fazendo a conversão para a forma logarítmica. Por fim, podemos dividir ambos os lados por 2 para calcular x.
Para calcular o exponencial de um número, basta digitar o número e aplicar a função exp. Assim, para o cálculo do exponencial do número seguinte 0, é necessário inserir exp(0) ou diretamente 0, se o botão exp já aparecer , o resultado 1 é retornado.
Conjunto Solução é aquele que responde o valor exato que uma incógnita deve valer para que a igualdade seja verdadeira. Representamos este conjunto por um S= {}, sendo que o valor da incógnita fica dentro das chaves. O Conjunto Universo é aquele que representa quais os possíveis valores que a incógnita pode assumir.
As raízes da função são determinadas pela resolução da equação de segundo grau: Para resolver a equação do 2º grau podemos utilizar vários métodos, sendo um dos mais utilizados é aplicando a Fórmula de Bhaskara, ou seja: Encontre os zeros da função f (x) = x 2 – 5x + 6. Substituindo esses valores na fórmula de Bhaskara, temos:
1) O valor do produto das raízes da equação 4x 2 + 8x - 12 = 0 é: 2) A equação x 2 - x - 30 = 0 apresenta duas raízes iguais a: 3) Se 1 e 5 são as raízes da equação x 2 + px + q = 0, então o valor de p + q é :
O método de resolução das equações depende diretamente de qual tipo de equação logarítmica estamos tratando. As equações logarítmicas podem ser divididas em três casos, e cada um deles conta com técnicas específicas de resolução: Note que, nesse caso, trata-se de dois logaritmos de mesma base, o que muda é o logaritmando de um para o outro.
Como nem sempre as raízes de uma equação do 2º grau são positivas, devemos aplicar as regras de sinais da soma e da multiplicação para identificarmos quais sinais devemos atribuir as raízes. Para tal, teremos as seguintes situações: P > 0 e S > 0 ⇒ As duas raízes são positivas. P > 0 e S < 0 ⇒ As duas raízes são negativas.
Quanto de refrigerante por pessoa churrasco?
Quais são os fundamentos da responsabilidade fiscal?
Qual a vitamina que melhora o humor?
O que é o objetivo do controle social?
Quais são as preliminares da petição inicial trabalhista?
Como calcular o peso de uma mala de viagem?
O que é objeto real e virtual?
Como tratamos o direito sobre a vida?
Qual o valor fixo do Auxílio Brasil?
Quanto pesa 1 metro cúbico de isopor?
O que significa ter personalidade azul?
Como calcular probabilidade de falecimento?
Quantas megacidades existem na Europa?
Quanto dinheiro devo guardar para o capital de giro?
Quantas balas tem uma pistola 32?
É melhor estudar a cada matéria em cada dia ou estudar várias em um dia só?