A seguir, saiba como realizar cada uma dessas etapas! O primeiro passo para transferir um veículo é checar se há pendências em aberto. Para isso, basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e colocar a placa do carro ou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Para dar entrada na transferência, o comprador deverá reconhecer firma em cartório — por autenticidade do vendedor e do comprador do veículo — e deverá ter em mãos o CRV (Certificado de Registro de Veículo) assinado pelo vendedor.
Se, após esse período, o processo não for finalizado, o vendedor passará a ser responsável solidário por futuras infrações que forem cometidas pelo veículo ainda em seu nome. Na próxima seção, entenda como o processo de transferência de veículos é feito em outras regiões do país.
Caso a transferência não seja feita dentro do prazo previsto em lei, que é de 30 dias após a compra, o novo proprietário pode receber uma multa. Além disso, no caso de carros usados, enquanto a transferência não é realizada, todas as taxas e eventuais multas são direcionadas ao antigo dono.
A seguir, trarei exemplos práticos de como a transferência é realizada em alguns estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Portanto, continue a leitura! No estado de São Paulo, as orientações para transferência de veículos começam na regularização de possíveis débitos impeditivos.
Por que Celsius e Fahrenheit recebem a denominação de grau e Kelvin não?
Quem destruiu uma das 7 maravilhas do mundo?
Como Tomar zinco quelato 30 mg?
Qual o prazo de validade de uma medida provisória?
Qual foi a primeira margarina no Brasil?
Qual o tamanho de uma folha de ACM?
Qual a diferença entre cidadania formal e substantiva?
Como é o mercado de estética e beleza no Brasil?
Qual versículo fala sobre Árvore da Vida?
Um atomo pode ser desintegrado?
Quais as maiores religiões cristãs do mundo?
Para que serve as técnicas agrícolas?
Quais as vantagens de construir com blocos de concreto?
O que significa a palavra perdessem?