É aconselhável que comece pela medida de comprimento, pela facilidade de manuseio dos instrumentos. Nesse momento o professor deve pedir que eles escolham entre a régua, a trena, a fita métrica (instrumentos mais conhecidos para medir comprimento) para medir todos os objetos que mediram antes com o palmo e com o lápis.
Para trabalhar unidades como metro e centímetro, organize uma competição de salto em distância. Cada criança salta três vezes. Com barbante, um colega mede o resultado de cada tentativa. Depois, num quadro individual, o autor do pulo coloca os pedaços lado a lado e confere a medida com a fita métrica.
Sugestões de Trabalho
Os alunos devem aprender a usar as relações entre as diferentes unidades de medida existentes: por exemplo, 1 metro equivale a 100 centímetros e, por isso, para expressar 5 metros em centímetros, eles podem multiplicar ou acrescentar dois zeros ao 5.
O que o aluno poderá aprender com esta aula Os alunos poderão: Familiarizar-se com a noção de medida de comprimento tomando como referência sua altura; Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o corpo dos seus pares.
Já tendo trabalhado com os seus alunos as características físicas do corpo humano (as suas diferenças e semelhanças), partindo do corpo da própria criança, o professor poderá assim, introduzir a noção de medida de comprimento tomando como referência a altura das crianças.
Tema: Medidas de comprimento. Eixo: Matemática. Público: 4º ano do Ensino Fundamental. Duração: 4 h/aula. Reconhecer a importância social da adoção de medidas padronizadas. Medidas não padronizadas e padronizadas. Régua. Levantamento de conhecimentos prévios.
Como relacionar as medidas com o cotidiano dessas crianças? Com certeza não é uma tarefa muito fácil, mas que facilita a compreensão.
Faça uma breve discussão com os alunos ressaltando os pontos relevantes em relação ao sistema de medidas de comprimento. Faça anotações das informações relevantes. Apresente a sala alguns objetos que padronizam o sistema de medida como: régua ,fita métrica entre outros.
Como renomear um objeto no PowerPoint?
Como organizar gavetas de material escolar?
Como organizar mesa de aniversário com doces?
Como encurtar link e colocar nome?
Como iniciar um conversa no WhatsApp?
Quantos mL de Clavulin por kg?
Como faço para preparar uma pregação?
Como é formado o futuro contínuo em inglês?
O que pode ser feito para preservar as águas subterrâneas?
Porque o iogurte feito em casa fica babando?
Como preservar a formatação do gráfico após atualizar a tabela dinâmica?
Como é porque é necessário realizar uma inspeção na linha de produção?
Como fazer sabonete natural de babosa passo a passo?
Quem pode prescrever a nutrição parenteral?