É necessário que as crianças e os jovens aprendam a reconhecer suas emoções e as dos outros, aprendam a falar sobre elas e a controlá-las a cada momento. Ser capaz de controlar a ansiedade, o estresse, a depressão e a frustração é possível se a criança, desde cedo, aprender a controlar suas emoções.
Saber lidar com elas no trabalho é fundamental para o bom desempenho profissional. As emoções são reações a um objeto, e não um traço do caráter. ... A pesquisa identifica cinco emoções consideradas básicas: Medo, Alegria, Raiva, Tristeza e Afeto/Amor. Essas cinco emoções aparecem no ambiente de trabalho.
Conheça a seguir cinco atividades para o Ensino Fundamental I, que podem ser trabalhadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais na quarentena:
Trabalhar com sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos etc., buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.
No “LEIA MAIS”, você encontra informações aprofundadas sobre cada um dos tópicos:
É fundamental que a escola tenha como metodologia básica uma educação emocional; esse espaço funcionará como multiplicador de pessoas que pensam, com reflexão crítica, que aceitam as diferenças, que saibam tomar decisões em prol do bom convívio social, que saibam refletir antes de agir, que tenham qualidade de vida, ...
Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da empatia nas crianças, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identifica-las não somente em si, mas também nos outros.
O objetivo é que o professor vivencie os mesmos exercícios que ele irá desenvolver com as crianças em sala de aula. “Ele não precisa ter perfeição no trato com seus sentimentos, pois durante a formação ele vai trabalhar com o seu próprio desenvolvimento pessoal”, narra Tania.
Pessoas que têm muita inteligência emocional sabem que administrar e trabalhar as emoções não significa reprimi-las. No entanto, elas também sabem que, quando se está na companhia de outras pessoas, é preciso levar em consideração o modo como elas interpretam o que expressamos. O equilíbrio é a chave nas interações.
Normalmente, quando expressamos qualquer coisa com emoção, utilizamos gestos, imagens, metáforas verbais e diferentes tons de voz para nos comunicarmos melhor com as outras pessoas. Esses elementos nos ajudam a entender e a expressar muito mais que apenas palavras, sempre quando as emoções forem congruentes com tais palavras.
Para melhorar nossa inteligência emocional e trabalhar as emoções, devemos estar dispostos a sentir qualquer tipo de emoção, sem reprimir nenhuma. Se ignorarmos ou reprimirmos nossos sentimentos, estaremos ignorando informações importantes que têm grande efeito na nossa maneira de pensar e de nos comportar.
Qual o prazo para interposição de recurso?
Que fatores contribuíram para o sucesso da produção de açúcar no Nordeste?
Qual a raça do primeiro cachorro do mundo?
O que representa elemento fogo?
Qual foi a causa da morte de Davi?
Quais são os benefícios do pilates?