Ao ensinar música o professor deve respeitar a forma espontânea como a criança se expressa musicalmente, dar oportunidade ao aluno de explorar o universo sonoro e musical e, aos poucos fazer intervenções, para que a criança possa descobrir e construir o seu conhecimento musical.
No Ensino fundamental II a música é raramente utilizada, mas ao professor interessado em enriquecer a sua prática pedagógica com música cabe estar atento à pertinência do tema musical à matéria lecionada e fazer um planejamento que permita ao aluno desenvolver análise e interpretação da letra, defendendo-a, rebatendo-a ...
Além da música encantar, ela tem a capacidade de tornar o aprendizado prazeroso e estimulante. Dessa forma, levar a música para a sala de aula, como auxílio pedagógico é fundamental, tanto para o desenvolvimento do ensino aprendizagem como também o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e convívio social.
Escutar com atenção letras de músicas nacionais pode ser uma aula de história! Como atividade, proponha contextualizar a canção com a época, a região, os grupos sociais e seus costumes. Vale também interpretar as gírias e metáforas utilizadas na letra, o que pode gerar conversas sobre política e cultura.
A música é importante para a integração das crianças na vida escolar e pode-se afirmar que a música na escola estimula o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo da criança.
A música é um recurso poderoso para fazer a criança se expressar, inclusive através da criatividade. ... A música no Ensino Fundamental é uma ferramenta importante para auxiliar no desenvolvimento geral e no aprendizado das crianças, ajudando-as a serem mais felizes e atingirem todo o potencial que possuem.
Teve como objetivo principal, contribuir para a compreensão da função da música nas séries iniciais do ensino fundamental e o papel do professor unidocente nesse processo. Sua aplicação foi durante o primeiro semestre de 2009, na turma do 1º
AS MÚSICAS PODEM SER TRABALHADAS DE DIVERSAS FORMAS: APENAS VERSOS ESPECÍFICOS OU A MELODIA POR COMPLETA. MONTEI UM QUADRO COM OS TÍTULOS, INTÉRPRETES E CONTEXTO SOCIAL DA MÚSICA.
O objetivo do projeto foi contribuir para a compreensão da função da música nas séries iniciais do ensino fundamental e o papel do professor unidocente nesse processo.Essa temática justifica-se pela na lei 11.7 que torna obrigatório o ensino da música na educação básica, e
Perceber que a música, seja ela religiosa ou secular, está presente nas diversas tradições culturais, podendo também ser usada nas escolas de forma a possibilitar o diálogo, respeito e reverência ao Transcendente.
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