Uma hipótese bastante aceita propõe que as primeiras células eucarióticas teriam surgido de células procarióticas (sem carioteca) sem parede celular ou que teriam perdido a parede celular. Essas células teriam passado a desenvolver dobramentos da membrana plasmática, tornando-se maiores e mais complexas.
As primeiras células vivas provavelmente surgiram na terra por volta de 3,5 bilhões de anos por reações espontâneas entre moléculas que estavam longe do equilíbrio químico.
As primeiras formas de vida que surgiram na Terra, há cerca de 3,5 bilhões de anos, eram unicelulares, seres vivos constituídos de apenas uma célula, como as bactérias.
A mais ou menos 3,5 bilhões de anos atrás surge uma estrutura mais complexa que as células procarióticas que possui um núcleo verdadeiro, com um envoltório nuclear; e com suas principais organelas: mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomo, vacúolo e o cloroplasto.
Procarionte vem de proto = primeiro, primitivo; karyon = núcleo, ou seja, células simples que não possuem um núcleo diferenciado. Como regra, as células procarióticas apresentam parede celular, que é uma estrutura externa à membrana plasmática. Atualmente, os organismos procariontes mais conhecidos são as bactérias e as cianobactérias .
Quiz de biologia sobre como teriam surgido os primeiros organismos vivos. Contém exercícios sobre a teoria heterotrófica, seres autotróficos, procariontes, eucariontes e muito mais.
Supõe-se que a origem das células eucariontes a partir de organismos ancestrais procariontes anaeróbios, deva ter ocorrido, há cerca de 1,7 bilhões de anos.
As bactérias aeróbias e as bactérias fotossintéticas fagocitadas por eucariotos simples, teriam mantido relações simbióticas harmoniosas (com benefício para ambas as partes).