Tendo seu auge entre os séculos XIV e XVI, a alquimia teve suas origens no Egito Antigo. Na cidade de Alexandria, centro de conhecimento erigido pelo imperador Alexandre, reuniam-se escritos de uma antiga técnica egípcia chamada kyniâ.
Os principais objetivos dos alquimistas eram:
Assim, observamos a perseguição e a condenação a vários sábios que apenas estavam investigando elementos químicos. Nessa altura, os alquimistas foram excomungados, presos e queimados na fogueira.
Eles eram estudiosos, como os cientistas de hoje em dia, que tinham interesse pela manipulação de materiais químicos e orgânicos. Buscavam descobrir novos tratamentos médicos e também a pedra filosofal — objeto ou substância capaz de transformar metais em outro e de criar a fonte da vida eterna.
Foi através da Alquimia que muitos produtos foram desenvolvidos e descobertos, como metais, sabões e muitas substâncias químicas, como ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidróxido de potássio.
Podemos dizer que a alquimia é a mãe da química moderna. Ela envolvia aplicação de métodos de produção e transformação de elementos, porém sem as técnicas científicas de comprovação. ... O grande objetivo da alquimia era a descoberta da pedra filosofal, capaz de transformar qualquer substância em ouro.
A origem da alquimia é bastante incerta, já que existem relatos alquímicos em diversas civilizações antigas, como os egípcios, gregos, romanos, árabes, persas, mesopotâmios, hindus, chineses e japoneses. Todavia, considera-se genericamente que seu início ocorreu por volta do século III a.C., na Alexandria.
1) A pedra filosofal: segundo os preceitos alquímicos, essa pedra seria um objeto capaz de transformar todo e qualquer metal em ouro. 2) O elixir da longa vida: segundo os preceitos alquímicos, o elixir seria uma bebida medicamentosa capaz de proporcionar a cura dos males do corpo e longa vida.
Vários foram os alquimistas que realizaram grandes feitos e descobertas ao longo dos séculos, a saber: Cada alquimista contribuiu de uma forma ou de outra para o desenvolvimento de várias ciências modernas (química, física, astrologia etc.), o que resultou em inúmeros benefícios à sociedade e à natureza, tais como: Estudo de determinadas doenças.
A origem da alquimia se perde no tempo, sendo mais antiga do que a história da humanidade. Seu verdadeiro início é desconhecido e envolto em obscuridade e mistério. Assim, seu surgimento confunde-se com a origem e evolução do homem sobre a Terra. A utilização e o controle do fogo separou o animal irracional do ser humano.
O alquimista grego mais famoso foi Zózimo (século IV), que nasceu em Panópolis e viveu em Alexandria, escreveu uma grande quantidade de obras.
Durante vários séculos, os alquimistas foram respeitados como acadêmicos e pesquisadores, mas o que exatamente eles pesquisavam? Dizem que as maravilhas como a Pedra Filosofal e o Elixir da Longa Vida eram apenas metáforas filosóficas, mas há quem diga, até hoje, que as maravilhas do mundo alquímico estão à disposição de quem quiser estudar.
Com que idade pode fazer depilação a laser?
O que é dentina reacional ou reparadora?
O que aconteceu em 1 de janeiro de 2009?
Qual a capacidade da caçamba da Saveiro?
Quanto o produtor recebe por um litro de leite?
Quantas armas o policial militar da Bahia pode ter?
O que causa a falta de ferro no organismo?