Os ossos também sofrem com o envelhecimento, sendo muito comum a ocorrência da diminuição da densidade do osso. A perda óssea pode ser leve ou originar quadros mais graves, desencadeando, por exemplo, a osteoporose. A osteoporose é um problema de saúde que faz com que os ossos tornem-se fracos e quebradiços.
A partir dos 30 anos de idade, aproximadamente, a densidade dos ossos começa a diminuir em homens e mulheres. Essa perda de densidade óssea acelera nas mulheres depois da menopausa. Como resultado, os ossos tornam-se mais frágeis e são mais propensos a fraturas ( Osteoporose), especialmente na velhice.
O envelhecimento afeta a massa muscular e a força, densidade óssea, e pode fazer com que as articulações fiquem mais rígidas e menos flexíveis devido à redução da espessura da cartilagem.
Uma alteração comum no envelhecimento é a perda de massa óssea que é caracterizada pelo desequilíbrio no processo de modelagem e remodelagem. Esse desequilíbrio pode ocorrer pelo aumento da atividade dos osteoclastos ou por diminuição da atividade dos osteoblastos, ou até mesmo pela combinação de ambos.
Durante o crescimento muscular ocorre um aumento considerável no número de núcleos das fibras musculares porque as células satélites são incorporadas pelas fibras musculares servindo como fonte extra de núcleo, aumentando a quantidade de DNA (ácido desoxirribonucléico) para a produção de proteína.
Quais são as principais alterações fisiológicas do envelhecimento? Confira
Sistema Ósseo O pico de massa óssea é alcançado entre 30 e 40 anos de idade, sendo maior nos homens do que nas mulheres. Alguns anos após esse pico começa a ocorrer perda progressivamente de massa óssea, que é de aproximadamente 3,3% ao ano em homens e de 1% ao ano nas mulheres.
Conclui-se que as principais alterações encontradas no sistema musculoesquelético decorrentes do processo de envelhecimento normal são: a redução da massa óssea e muscular, diminuição da força, potência, resistência e flexibilidade muscular.
O principal local onde o processo ocorre é o crânio, com o desaparecimento de articulações específicas entre os ossos, que são denominadas suturas. Esse processo normalmente ocorre a partir da quarta década de vida, como processo natural e diminui a capacidade de absorção de choques pelo crânio”, explica.
Quais são as principais alterações fisiológicas do envelhecimento? Confira
Segundo Nóbrega et al (1999) no idoso também ocorre a redução da massa óssea, mais freqüentemente em mulheres, o que pode predispor à ocorrência de fraturas. Para Gallahue e Ozmun (2001), várias alterações dentro da estrutura esquelética aparecem a medida que a pessoa envelhece.
Como consequência, há um acúmulo de parte inorgânica da matriz. Em alguns indivíduos idosos, esse processo causa uma fragilização dos ossos, que se tornam mais susceptíveis a fraturas. O uso de aparelhos ortodônticos é um exemplo de remodelação dos ossos, neste caso, resultando na remodelação da arcada dentária.
A partir dos 30 anos de idade, aproximadamente, a densidade dos ossos começa a diminuir em homens e mulheres. Essa perda de densidade óssea acelera nas mulheres depois da menopausa.
Neste período, factores genéticos e endógenos em interacção com o ambiente, modulam o esqueleto e são responsáveis pelo pico de massa óssea de um indivíduo.
Qual a quantidade de arroz para 50 pessoas?
Qual a diferença entre tinta PVA e látex?
O que é uma minuta no processo?
Como fazer referência TCC ABNT?
Quanto custa 1 kg de carne bovina?
Quais as expectativas do cliente?
Como é dividido o seguro de vida?
Como se escreve a palavra hospitalizar?
Qual a importância do estudo da isomeria para o desenvolvimento de fármacos?
Quais são as características das células dos fungos?
Quais são os requisitos para a concessão da tutela provisória?
Quais são as linguagem teatral?
Qual modo Naruto usou contra Toneri?
Quais são os tipos de coerência textual?
O que é o desenvolvimento de fornecedores?