5 principais erros de um mau gestor: evite as características de um mau líder!
Os péssimos líderes também não querem dividir seu conhecimento com os membros da equipe. Eles podem temer a saída dos funcionários da empresa ou, ainda pior, achar que eles podem “estragar” o negócio ao não desempenharem bem as tarefas.
Outro sinal de má liderança é ser reconhecido apenas pela teoria, e não pela prática. O empreendedor que vive só de definições e ordens não tem como gerar confiança por parte de seus funcionários em sua capacidade de levar a empresa para a frente. “As pessoas devem contar com você para que a empresa supere os desafios.
Outra diferença é que, ao contrário do chefe, o líder se sente parte da equipe porque ele também executa funções, não apenas as delega. Ele se esforça para estar a par de tudo que a equipe está fazendo e se coloca sempre à disposição para ajudar.
Os líderes devem motivar, instruir e disciplinar as pessoas de quem são responsáveis. Eles não podem realizar nada disso se não forem comunicadores habilidosos. Não só é importante ter grandes habilidades de comunicação, como a má comunicação pode levar a resultados ruins.
Ciente de que a relação com o chefe deve ser baseada no respeito e na ética, para apostar em uma maior aproximação com o líder, assegure-se, antes de tudo, que ele está aberto para isso. É aqui que a prática da observação será útil, ou seja, repare como o seu líder se comporta e nas coisas que ele gosta de falar.
Dessa forma, para poder fazer algumas exigências, um bom chefe deve, primeiramente, dar o exemplo e seguir suas próprias regras na prática. Por exemplo, se você acredita que a sua equipe deve chegar cedo todos os dias, seja o primeiro a chegar e destaque a importância de todo o time estar reunido para trabalhar nos primeiros horários.
Nada incomoda mais um funcionário do que ser cobrado por uma atitude que o próprio chefe ou o resto da equipe não tem. Dessa forma, para poder fazer algumas exigências, um bom chefe deve, primeiramente, dar o exemplo e seguir suas próprias regras na prática.
Dentro da hierarquia de uma pequena empresa, a divisão pode ser o proprietário mandando no gerente, que é responsável por um coordenador, que cuida do supervisor, que é encarregado do operacional. Em outras palavras, fale com o chefe do seu chefe. Se o seu supervisor sempre perde a linha, converse com o coordenador dele.
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