Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, propomos a seguinte seqüência didática:
Apresente o tema, oriente o uso das diferentes práticas de linguagens e deixe que eles mesmos produzam com auxílio de suas famílias. Dependendo da autonomia da turma, do acesso a recursos tecnológicos, você pode propor a produção de gifs, memes, e outras produções que fazem parte do mundo digital.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
Os gêneros textuais são infindáveis pois as práticas sociocomunicativas são dinâmicas e variáveis. Ao utilizar o trabalho com os diversos gêneros textuais, a escola contribuirá para uma nova perspectiva no processo de leitura, de escrita e de produção textual, tornando o aluno um leitor e escritor competente e crítico.
Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.
Reconhecer que os gêneros textuais têm uma dimensão social da linguagem nas formas discursivas orais e escritas, as quais fazem com que o aluno construa conceitos que o habilite nas escolhas conscientes de linguagem para dar conta de seus propósitos de comunicação. ü Estabelecer a relação do assunto e da finalidade dos gêneros textuais,
Leve para sala de aula os seguintes gêneros textuais: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita. Em roda, leia e explore todos eles. Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:
Existem muitas formas de trabalhar os gêneros na prática. Conheça e compare duas propostas curriculares, de uma instituição privada e de uma rede pública. A primeira é da Secretaria de Educação de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Como trabalhar os gêneros textuais digitais? Como trabalhar os gêneros textuais digitais? Em tempos de ensino remoto, onde as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes, os textos ganham novas características e significados. Com isso ampliam-se também as possibilidades de desenvolver a produção textual com nossos alunos.
Quais são as doenças do cerebelo?
É correto afirmar que o calor e temperatura são sinônimos?
Para que servem os ciclos biogeoquímicos?
O que é a BIOS de um notebook?
Quantos km tem Forza Horizon 4?
Como se dirigir a um advogado por e mail?
Qual os efeitos da corrente elétrica?
Quais os músculos trabalhados no aparelho Leg Press 45º?
Qual artigo do princípio da irrenunciabilidade?
Quantas calorias tem 200 gramas de purê de batata?
Qual é o valor do IPI para carros novos?
Qual melhor emulador para PC fraco Free Fire?
Qual a numeração da lixa para lixar massa corrida?
Como ocorre a dupla fecundação?
Qual o nome que significa guerreiro?