“O nome da região é herança de uma tribo indígena que habitava o Rio Grande do Sul no início da colonização da Brasil, e que se chamava 'patos'. E a lagoa é, na realidade, uma laguna, sistema que se caracteriza pela ligação com o mar, por meio de estuários.
Apesar do nome, a Lagoa dos Patos, que banha 14 municípios no Rio Grande do Sul, é uma laguna — denominação dada a uma extensão de água que, mesmo cercada de terra, liga-se ao mar através de um canal.
7 m Lagoa dos Patos/Profundidade máxima
10.000 km²
Lagoa dos Patos/Área
10.000 km²
Lagoa dos Patos/Área
Lagoa Mirim (em espanhol: Laguna Merín) é uma lagoa localizada na fronteira entre o estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, e o Uruguai.
60 quilômetros
A Lagoa dos Patos é uma laguna localizada no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, sendo uma das maiores em toda a América do Sul (perde apenas para o Lago de Maracaibo, na Venezuela). Tem 265 quilômetros de comprimento, 60 quilômetros de largura e 7 metros de profundidade.
Ligação subterrânea com o mar: é o que se fala para explicar o aspecto turvo da água e as ondas formadas em dias de temporal além do tamanho da lagoa, que tem cem quilômetros quadrados e profundidade de até sete metros.