A remoção pode ser feita à pedido ou de ofício por interesse da administração pública. A remoção à pedido do servidor, é analisada por parte da administração pública, que diante de sua margem de discricionariedade, julga se o ato é considerado oportuno e conveniente.
De acordo com o parágrafo único, inciso III, do artigo 36 da Lei 8.112/90, só em três hipóteses o servidor poderá ser removido sem que haja interesse da administração: para acompanhar cônjuge, também servidor público, que foi deslocado no interesse da administração; por motivo de saúde do próprio servidor, de cônjuge, ...
A remoção é o ato de deslocamento do servidor público, com ou sem mudança de sede. Ele pode ser provocado por pedido do próprio funcionário ou de ofício pela Administração Pública.
É a mudança de setor do(a) servidor(a) realizada dentro da mesma lotação geral. A lotação corresponde a unidade organizacional a que o(a) servidor(a) está vinculado administrativamente e onde ele desempenha suas atividades e atribuições de seu cargo.
Servidores só podem ocupar cargos novos com aprovação em concurso. Quando a Administração Pública decide rebatizar cargos, criar novas atribuições e mudar salários, o servidor já em atividade não pode ser transferido para a função mais recente sem passar em concurso público.
Se um detentor de direitos autorais encontrar uma obra protegida dele postada no YouTube sem autorização, ele poderá programar uma solicitação de remoção para o conteúdo.
5 - A “remoção a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração” por motivo de saúde exige que: o problema de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional; a comprovação seja feita por junta médica oficial.
A remoção de ofício é a mudança do local de exercício do servidor, por necessidade e interesse público, para atender demandas de pessoal em caráter estratégico e institucional, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e com o Plano de Gestão.
Um desses benefícios que ajuda muitos servidores a voltarem para perto de casa é a remoção de servidor público. Principalmente no âmbito do serviço público federal, a remoção tem um papel importantíssimo para que o servidor consiga uma lotação mais próxima de sua família.
No entanto, a remoção de ofício do servidor público também precisa ser justificada, além de atender aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, entre outros. Em algumas situações, a decisão pela remoção do funcionário pode ser contestada na Justiça; em especial, se ficar comprovada alguma perseguição pessoal.
O servidor pode ser deslocado para outra cidade, bairro, órgão e até de um setor para outro. Já a alteração de lotação é a mudança de setor do servidor realizada dentro da mesma lotação geral. O que a lei estabelece sobre o tema? A remoção tem previsão na Lei 8.112/90.
Principalmente no âmbito do serviço público federal, a remoção tem um papel importantíssimo para que o servidor consiga uma lotação mais próxima de sua família. Também existem casos em que a remoção ajuda no tratamento de saúde do servidor ou de algum parente.
Como desativar a inicialização automática de um programa?
O que é cartão de identificação do contribuinte?
Quais são as características de uma pessoa com síndrome de Down?
Que tipo de pergunta pode ser feita a uma pessoa com depressão?
Como remover cera de piso de ardósia?
Como impactar e influenciar pessoas livro?
Como emitir certidão ambiental?
Como ignorar o cara que eu gosto?
Como a remoção da cera do ouvido pode ser perigosa?
Como saber se a pessoa não presta?
Como tirar certidão negativa do INSS pessoa física?
Como imigrar para o Canadá com visto de estudante?
Como tirar cera do prato do microondas?
Quando Dumbledore destruiu o anel no filme?
Como ilustrar história infantil?
Que horas tomar kombucha para emagrecer?