Acto ou efeito de superproteger; protecção excessiva. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: superproteção.
Super-homem escreve-se com hífen, porque a palavra homem começa por h.
A forma correta é SUPERINDICO, superindicou. O ABC da Língua Culta resume: SUPER é um prefixo. Indica 'excesso; aumento; posição acima, em cima ou por cima; superioridade; em seguida.
Se a palavra a que se refere o prefixo começar com qualquer outra letra, escreve-se TUDO JUNTO. Isso mesmo, tudo junto. Ou seja: superpromoção, superbonito, super-realista, super-homem (ou Super-Homem, no caso do personagem) etc. E não super bonito/super-bonito; super promoção/super-promoção.
“Superproteção” é junto e sem hífen. Vamos entender o motivo… Super é um prefixo latino que está na formação de inúmeras palavras da língua portuguesa. Ao colocar o prefixo super em uma palavra, queremos dizer que algo está em excesso, algo é muito grande, magnífico e importante.
Superprotetor é quem quem protege muito ou de maneira excessiva. É aquele que pratica a superproteção. O “super-homem” é um “super-herói” dos quadrinhos. Ele é um personagem “superforte” e “superlegal”. “Superproteção” é com ele mesmo.
Uma das dúvidas mais comuns ao escrever palavras que começam com o prefixo “super” ocorre em relação ao emprego ou não do hífen. Outra dúvida recorrente é: “escreve junto ou separado”? “Superproteção” é junto e sem hífen. Vamos entender o motivo… Super é um prefixo latino que está na formação de inúmeras palavras da língua portuguesa.
Qual a melhor posição para digitar?
O que é o princípio da confiança?
Como saber se meu diploma é reconhecido na Alemanha?
Onde usamos a proporção no dia a dia?
Quais as principais causas das alterações em um espermograma?
Como devo tomar Lavitan cabelos e unhas?
O que acontece se eu não declarar minhas ações?
Sou obrigada a pagar honorários do advogado?
Qual a diferença entre autismo e timidez?
Quem é isento do Imposto de Renda tem que declarar?
Quanto Rivotril tomar para dormir?