2-) Homografia: Palavras com sentido diferente, fala diferente, mas se escreve igual.
Homografia: palavras que possuem forma gráfica igual ou semelhante, nas que pronuncia de maneira diferente possuindo significado diferente.
Diz-se que são homógrafas as palavras que se escrevem da mesma maneira, mesmo que tenham pronúncia e significado diferentes. Por exemplo: «Entre marido e mulher não se mete a colher»; «Vais colher os ventos da tempestade que semeaste».
Homógrafas heterofônicas (ou homógrafas) - são as palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia. Não pare agora...
São palavras que apresentam igualdade ou semelhança fonética (relativa ao som) ou igualdade gráfica (relativa à grafia), porém com significados distintos. Dada essa particularidade, temos que os homônimos se subdividem em três grupos.
29 curiosidades que você vai gostar
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.
Homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia, e em alguns casos a mesma escrita, mas que apresentam significados diferentes. Eles podem ser divididos em: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.
Lista de palavras homógrafas
acerto (correção) e acerto (verbo acertar);
acordo (combinação) e acordo (verbo acordar);
apoio (suporte) e apoio (verbo apoiar);
boto (golfinho) e boto (verbo botar);
choro (pranto) e choro (verbo chorar);
colher (talher) e colher (apanhar);
começo (princípio) e começo (verbo começar);
Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes. Homônimos perfeitos – grafia e pronúncia iguais.
Diz-se de ou palavra que, com sentido e pronúncia diferentes, se escreve do mesmo modo que outra (ex.: este |ê|, pronome demonstrativo e este |é|, nome que designa o ponto cardeal). Confrontar: homófono, homónimo .
Palavras que possuem forma gráfica igual ou semelhante, mas que se pronunciam de maneira diferente, possuindo também significados diferentes.
Palavras homógrafas, também chamadas de homógrafos, são palavras que apresentam a mesma grafia, ou seja, são escritas de forma igual, mas que apresentam significados e pronúncias diferentes.
A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas:
Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)
Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico)
Aprender (tomar conhecimento) e apreender (capturar)
Cavaleiro (que cavalga) e cavalheiro (homem gentil)
Comprimento (extensão) e cumprimento (saudação)
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados. Acender = pôr fogo, ligar: Ele foi acender a vela.
Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.
Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. “Estória” é a grafia antiga de “história” e essas palavras possuem significados diferentes. ... Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.
Constituída de distintos significados, assim como a sonoridade, as palavras homógrafas são aquelas que apresentam a mesma grafia.
As palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética, porém a grafia e o significado são diferentes. Ou seja, elas possuem o mesmo som quando falamos, mas a escrita e a significação apresentam diferenças. Veja os exemplos: “Traz a minha mochila, por favor!” (verbo trazer)
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Homônimos perfeitos
Eu sempre cedo o lugar no transporte público para os passageiros especiais. Cedo = dar o lugar.
Não aproveita o dia porque não acorda cedo. Cedo = advérbio de tempo.
O verão deste ano promete! Verão = estação do ano.
Vocês ainda verão o meu sucesso! Verão= futuro do verbo ver.
Homônimos homógrafos são palavras que possuem escrita igual e som diferente. Assim, significa palavras com escrita igual. ... É importante frisar que os homógrafos podem ter acento ou não, o que importa são as letras iguais.
Como vimos, as palavras homófonas têm a mesma pronúncia. Exemplos: cela: cômodo pequeno / sela: assento usado para cavalgar. senso: sensato / censo: recenseamento.
Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente. Ainda falando do exemplo anterior, as palavras “vôlei, basquete e futebol” integram as modalidades esportivas que há - o que significa dizer que se trata da hiponímia.
A sinonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados semelhantes. A antonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados opostos.
Qual é a importância da Radiologia?
O que é um sistema estruturado?
Qual o protocolo de urgência e emergência?
Como gerar token PagSeguro pelo app?
Como criar uma primary key no Oracle?
Quais foram as três capitais do Brasil?
Quais são os sentimentos que têm que expressa na música na música Asa Branca?
Quanto cobrar em um atendimento home care?
Como aumentar o óxido nítrico do corpo?
Como acessar o eSocial simplificado?
Como saber se meu cabelo precisa de Hidratacao nutrição e reconstrucao?
Qual o preço do maior diamante do mundo?
Como saber se a CST está correta?
Quais fatores influenciam na qualidade da água?