As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo.
Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). ... Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.
Os Cancioneiros são coletâneas de manuscritos das cantigas trovadorescas que foram produzidas em galego-português na primeira época medieval (a partir do século XI). Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.
Cantigas líricas: estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas sátiras: estão subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer. Características: As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa. Nelas, o eu-poético declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o ambiente palaciano.
Conheça as características mais marcantes do trovadorismo:
Na poesia destacam-se as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, que eram escritas pelos trovadores e cantadas pelos jograis. Na prosa, destacam-se as novelas de cavalaria, as hagiografias, os cronicões e os nobiliários.
Cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer. A primeira época lírica portuguesa é chamada de Trovadorismo e as composições dos trovadores são conhecidas como cantigas. A poesia dos cancioneiros pode dividir-se em lírica e satírica.
As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.
Essas cantigas são classificadas como cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. A Cantiga de escárnio é a sátira indireta, sutil, irônica, sarcástica, evitando-se citar o nome da pessoa-alvo da zombaria. Veja o exemplo. De um certo cavaleiro sei eu, por caridade, que nos ajudaria a matar tal saudade.
O que mais você tem medo quando pensa na morte?
Quais os dois tipos de pobreza?
Que horas as lojas do Centro de Fortaleza estão abrindo?
Como convidar para uma entrevista?
O que fazer em São Paulo com filhos?
Qual foi a cirurgia que durou mais tempo?
Como adicionar valores a uma lista C#?
Quem foi Hess e qual a sua contribuição para a ciência e para a química?
Qual a probabilidade de se contaminar com agulha?
Quem é o idol mais baixo do Kpop?
Quantas linguagens de sinais existem?
Quais são os principais problemas ambientais da China?
Qual é a pena do crime de homicídio privilegiado?
O que é necessário para um bom ambiente de trabalho?
Quais Exames detectam câncer na tireoide?
Qual é a cor da vela do arcanjo Rafael?
Qual a forma correta de usar sabonete íntimo?