As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas.
As secreções produzidas pelas células podem ser serosa, mucosa ou mista. A secreção serosa é aquosa e rica em proteínas, enquanto a mucosa é mais espessa. A secreção mista é composta por partes mucosas e serosas. O tecido epitelial glandular pode ser classificado de várias formas.
F- glândula tubulosa enovelada (é o caso da glândula sudorípara, já mostrada como exemplo de um túbulo seccionado várias vezes – veja em glândula sudorípara. G- se a unidade secretora é esférica ou ovalada, se trata de uma glândula acinosa também chamada de alveolar.
As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas. ... Podemos classificar as glândulas pluricelulares em dois tipos principais: glândulas exócrinas e glândulas endócrinas.
Desenvolvem-se como invaginações de uma membrana epitelial que lança sua secreção numa superfície interna ou externa do corpo através de ductos. Suas porções secretoras podem ser chamadas de adenômeros. Exemplo: glândulas sudoríparass, sebáceas, mamárias, lacrimais e salivares.
As células do tecido epitelial glandular produzem substâncias chamadas secreções, que podem ser utilizadas e outras partes do corpo ou eliminadas do organismo. Essas secreções podem ser: mucosas, quando espessas e ricas em muco, Ex. ... Podem também ser mistas, quando ocorrem secreções mucosas e serosas juntas.
Quanto ao tipo de secreção, as glândulas exócrinas podem ser serosas, mucosas ou mistas (seromucosas). As glândulas serosas liberam um produto fino e aquoso.
A secreção é eliminada na superfície do epitélio de revestimento que a originou. Exemplos: glândulas mamárias, sudoríparas, sebáceas, salivares, gástricas, intestinais, entre outras. São glândulas que não possuem ductos ou canais para transporte de substâncias. Não entram em contato com o epitélio do qual se originaram.
Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que ...
Já as glândulas holócrinas são aquelas em que toda a célula é eliminada com a secreção (Veja esquema a seguir). Como exemplo de glândulas exócrinas, podemos citar as glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas.
O que significa sonhar com fezes no mundo espiritual?
O que é tratamento dos dados pessoais?
Como é organizado o sindicato?
Como misturar tinta guache para ficar marrom?
Como o ser humano se adapta ao meio ambiente?
Como fazer o pó do amor em casa?
Como o sistema circulatório cessa processos hemorrágicos?
Quando surgiu o Braille no Brasil?
O que fazer para tirar Nódoa de Bananeira em roupa?
Qual a relação do sistema binário com o nosso sistema de numeração?
Como tirar manchas escuras do inox?
Como tirar mancha de permanganato de potássio da mão?
Estou descascando e ficando manchada?
Como tirar mancha de óleo no corpo?
Qual a melhor tinta lavável para parede interna?
Como tratar escoliose em bebê?
Que Remédio Dar para cachorro com pneumonia?
Como alimentar filhote de cachorro pinscher?