Um intervalo menor, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto. Um intervalo maior, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado. Um intervalo diminuto, quando decrescido de mais de um semitom, se transforma em um intervalo mais que diminuto, ou super diminuto.
Trata-se da distância de um semitom. Maiores e menores, se temos estabelecido um intervalo maior, se diminuímos em um semitom teremos um intervalo menor. Por sua vez se aumentamos um intervalo menor em um semitom teremos um intervalo maior.
São chamados de intervalos musicais as distâncias entre dois sons distintos. ... Porém, existem os chamados intervalos perfeitos (ou justos), e são eles que proporcionam a sensação de consonância nas músicas. Geralmente, os intervalos perfeitos são as notas uníssonas (mesmas notas, intervalos de oitavas, quartas e quintas.
“Assim como os graus da escala, intervalos são identificados por números. Esses números são determinados pela contagem das notas entre uma nota e outra” (SCHMELING, 2016, p. 70, grifos nossos). Por exemplo, o intervalo entre as notas Dó e Sol é chamado de intervalo de “quinta” (5ª).
Conforme vimos nas aulas anteriores, o intervalo de terça menor é a distância de 1 tom e meio entre duas notas. Já o intervalo de terça maior é o intervalo de 2 tons entre duas notas. ... Entre C e E há um intervalo de terça maior, pois, se contarmos, a distância entre eles é de 2 tons ou 4 semitons.
Intervalos justos são aqueles baseados em razões inteiras do tipo 3/2 (quinta), 4/3 (quarto), 2/1 (oitava), 5/4 (terça maior) e 6/5 (terça menor). Se juntarmos um intervalo de terça maior justa com um intervalo de terça menor justa temos a proporção 4/5/6.
Por ora, vamos conhecer os nomes dos intervalos musicais:
Intervalo consonante é aquele cujas notas se completam. ... Todos os intervalos justos (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) são classificados como consonâncias perfeitas. Já os intervalos de 3ª e 6ª (M ou m) são classificados como consonâncias imperfeitas.
Intervalos justos são aqueles baseados em razões inteiras do tipo 3/2 (quinta), 4/3 (quarto), 2/1 (oitava), 5/4 (terça maior) e 6/5 (terça menor). Se juntarmos um intervalo de terça maior justa com um intervalo de terça menor justa temos a proporção 4/5/6.
Isso vale também para os intervalos do outro tipo (Maiores ou menores). Se um intervalo é MAIOR e reduzimos meio tom, ele se torna menor, se tirarmos mais meio tom ele se torna diminuto.
Um intervalo fechado é aquele em que seus extremos são incluídos: Na reta, o elemento incluído será uma bolinha preta: 3. Dizemos que um intervalo é semiaberto ou semifechado quando um de seus extremos são incluídos, ou seja: E também com extremos ao infinito:
Na escala diatônica, a primeira classificação de um intervalo é quanto à ocorrência de simultaneidade em sua execução. Assim, o intervalo será melódico quando os sons aparecerem em sucessão um ao outro, ou harmônico, caso sejam executados no mesmo instante.
Na reta, o elemento incluído será uma bolinha preta: 3. Dizemos que um intervalo é semiaberto ou semifechado quando um de seus extremos são incluídos, ou seja: Podemos também assumir que, se um intervalo é um subconjunto dos números reais, é possível realizar algumas operações entre intervalos, tais como união e interseção de intervalos.
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