Verificar se a resistência está queimada Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.
Enquanto aquece a água, ao mesmo tempo a resistência se resfria. Então, se a resistência é ligada e não está em contato com a água, ela vai queimar. Isso porque nesse caso não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
A unidade convencional para resistência elétrica é o ohm (Ω). Exemplo: para um resistor que está ligado em 220 V, com uma corrente de 11 A, a resistência elétrica será R = 220 / 11 = 20 Ω. O valor de resistência elétrica também pode ser facilmente obtido através de medição, utilizando-se um multímetro comum.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
Os motivos mais comuns são: falta de energia elétrica; desligamento do disjuntor que protege o circuito do chuveiro; queima da resistência e redução da pressão da água, o que provoca o desligamento do chuveiro.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
Fios e disjuntores inadequados para a potência do chuveiro; Chave de temperatura do chuveiro desligada; Pressão e vazão da água incompatíveis; Ligação elétrica interrompida ou danificada (queimada);
“Porque, como a água tem que sair com mais pressão, ela perde temperatura. Nos que usam cano, a tendência é aquecer mais pelo uso de menos pressão”, justifica. Contudo, a melhor solução para um banho mais quente, com chuveiro elétrico, é trocar o ponto de energia para 220V.
Ao trocar a resistência o melhor é sempre seguir as instruções do fabricante discriminadas na embalagem.– Após desmontar o chuveiro, aproveite para limpar e desentupir o espalhador de água com uma escova de dente, enxaguando bem em água corrente.–
O próximo passo é iniciar a desmontagem do chuveiro. Os de plástico são mais simples, basta desenroscar a parte de baixo, também chamada de espalhador.– Se a resistência do chuveiro estiver queimada, você vai ver um rompimento na espiral ou vai notar marcas de queimado em volta da peça.–
– Para evitar choques, um passo muito importante é desligar a chave geral ou o disjuntor antes de checar se a resistência do chuveiro está mesmo queimada.– Durante o procedimento será necessário utilizar uma escada, que deve ser posicionada embaixo do chuveiro se certificando de que o piso está seco.–
Se o seu chuveiro elétrico não esquenta, a resistência pode estar queimada. É um problema bastante comum de acontecer durante a vida útil de um chuveiro. E, dos problemas domésticos a se resolver sozinha, acredite, esse é dos mais tranquilos e sem grandes segredos.
Tem como apagar os dados do Instagram?
Como limpar o figo com sal amoníaco?
Como se chama mandioca na Inglaterra?
Como identificar metais na Tabela Periódica?
Como limpar lágrima de Shih Tzu?
Como saber se um site é uma fonte de pesquisa confiável?
Como fazer abdominal com faixa elástica?
Qual exame que faz para saber se tem gastrite?
Quem são os responsáveis pelo clima organizacional?
Como identificar um derrame cerebral na tomografia?
Como saber quem é o capitão no vôlei?
Como tirar pulseira sem estragar?
Como saber qual é o clímax de um texto?
Como tirar o iniciar da área de trabalho?