Nesse caso, é necessário uma inspeção visual para se verificar o estado das molas, que não podem apresentar oxidação, deformação ou falhas de pintura. No caso dos amortecedores, deve-se observar se há vazamentos e deformações nos tubos, buchas, fixações e no guarda-pó.
Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.
Mas, mesmo assim, se o proprietário não estiver satisfeito com teste de balanço ou inspeção visual, existe outra forma de se detectar problemas em molas e amortecedores. Fabricantes como Nakata e Cofap, por exemplo, disponibilizam equipamentos que podem verificar o estado da suspensão com mais eficacia.
Passe na sua oficina de confiança e peça ao mecânico para conferir os amortecedores. Ele possui ferramentas apropriadas e conhecimento para verificar o funcionamento correto de toda a suspensão, além da possibilidade de levantar o carro para encontrar possíveis vazamentos. O ideal é que essa verificação ocorra a cada 10 mil km rodados.
Como identificar problemas no amortecedor? Algumas boas práticas são indispensáveis para manter seu veículo sempre em bom estado. Saber identificar os problemas é o primeiro passo para a manutenção responsável, e é uma etapa que pode ser bem feita sem conhecimentos técnicos avançados, apenas com um olhar atento e boa disciplina.
Os amortecedores são peças que se desgastam com o uso até perderem a eficiência, demandando a troca. Sendo assim, quanto mais esses componentes trabalham, menos durarão. Portanto, dirigir de maneira suave, em pista plana e bem conservada faz a vida útil dos amortecedores aumentar. Porém, não é apenas isso.
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