Existem três tipos de melasma: epidérmico, dérmico e misto.
“Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele”, ensina o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida.
Na esmagadora maioria dos pacientes, o melasma é assintomático. Raramente ocorrem coceira, ressecamento ou vermelhidão da área mais escurecida. Menos de 10% dos pacientes com envolvimento facial apresentam também melasma extra-facial. Os locais mais envolvidos são os braços (95%), antebraços (80%), tórax (47%) ou costas (11%).
Ainda há três tipos comuns de padrão facial de melasma, o malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandibular, conforme a região em que aparece.
Uma dica de como acabar com o melasma é usar o protetor solar e hidratantes naturais diários. De preferência, os produtos devem ser hipoalergênicos e oil free, para que não provoquem oleosidade na pele e, assim, evitar o surgimento de espinhas, também comuns na gravidez.
Pode guardar leite Aptamil pronto?
Como descrever uma fita métrica?
Qual a medida de cimento e areia para levantar parede?
Qual tipo de fio é bom para fazer uma extensão?
Como faço para aplicar uma injeção?
Como se escreve no plural farol?
Como terminar um IF em Python?
Para que serve chá de casca de romã?
Qual a forma correta de escrever freezer?
Como preparar uma massa boa para pacu?
Qual os medicamentos que você pode tomar para quem tem arritmia?
Como cozinhar carne para o cachorro?
Qual o valor normal do lactato?
Como funcionava o pacto Pacto Colonial?
Como interromper execução VBA?
Como funciona o aparelho de fluoroscopia?